Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Procuradores garantem suspensão das atividades de uma associação em MG que atuava ilegalmente no mercado de seguros privados

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a suspensão das atividades de mais uma entidade que atuava ilegalmente no mercado de seguros privados. A Associação de Proteção Veicular, com sede em Belo Horizonte (MG), entrou com ação contra fiscalização da Superintendência de Seguros Privados (Susep), que suspendeu suas atividades.

    A Procuradoria federal no estado de Minas Gerais (PF/MG) e a Procuradoria Federal junto à Superintendência (PFE/Susep) alegaram que a atuação da Associação estava em desacordo com a legislação que regula o setor como vender contratos de seguro sem autorização da agencia e solvência e adoção de mecanismos para pulverizar os riscos assumidos (como cosseguro, resseguro e retrocessão), além do pagamento de alíquotas do IOF (alíquotas que incidem sobre operações de crédito).

    As procuradorias demonstraram que a atuação da Associação desestabiliza o mercado de seguros em âmbito nacional, na medida em que acarreta concorrência desleal, prejudicando as empresas regulares que operam no meio e que o dano decorrente da propaganda enganosa se espalha por todo o território nacional.

    Os procuradores federais, por fim, pediram o fim das atividades da Associação e reafirmaram que a Susep tem direito de promover a interdição total ou parcial de empresas que atuam irregularmente no sistema financeiro, além da proibição de angariar novos consumidores, renovar os contratos atualmente em vigor e suspender a cobrança de valores dos associados.

    A 8ª Vara de Seção Judiciária de Minas Gerais acolheu os argumentos da AGU e determinou a obrigação da Associação de publicar a decisão judicial com destaque em jornal de circulação nacional e no site da associação, sob pena de multa no valor de R$ 10 mil para cada evento que importe inobservância da decisão.

    A PF/MG e a PFE/Susep são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Civil Pública 48572-48.2012.4.01.3800 - 8ª Vara de Seção Judiciária de Minas Gerais

    Fonte: Advocacia-Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-procuradores-garantem-suspensao-das-atividades-de-uma-associacao-em-mg-que-atuava-ilegalmente-no-mercado-de-seguros-privados/100172618

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)