Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Procuradorias demonstram que indenização por desapropriação de terras deve obedecer extensão da área registrada em cartório

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que a indenização por desapropriação de terras para fins de reforma agrária deve se restringir a área registrada em cartório, como determina a Lei Complementar nº 76/93, o Decreto-Lei nº 3.365/41 e a Lei nº 8.629/93.

    De acordo com a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto ao Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (PF/ICMBio), a legislação determina que a indenização deve considerar a prova de domínio da área desapropria para reforma agrária e isto só pode ser feito por meio de registro da extensão do imóvel em cartório.

    Os procuradores federais também ressaltaram que caso não fosse exigido um documento comprovando a extensão da área, o Poder Público poderia indenizar indevidamente aqueles que não possuem propriedade expropriada.

    O posicionamento havia sido contestado por uma proprietária de um terreno expropriado pelo Governo Federal pelo Decreto nº 97.658/89, que abrange terras do Estado da Bahia e Minas Gerais, para criação do Parque Nacional Grande Sertão Veredas. Em primeira instância, o juiz concordou que o valor da indenização deveria ser aumentado, pois a propriedade tem extensão de 123 hectares e não 90 hectares conforme registrado em cartório.

    No entanto, ao analisar o caso o TRF da 1ª Região concordou com os argumentos apresentados pela AGU de que seria descabida a inclusão de área não registrada no valor da indenização. Segundo a decisão, há jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça também nesse sentido.

    A PRF 1ª Região e a PFE/ICMBio são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação 0043869602001401320/MG - TRF1ª. Região.

    Fonte: Advocacia Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-procuradorias-demonstram-que-indenizacao-por-desapropriacao-de-terras-deve-obedecer-extensao-da-area-registrada-em-cartorio/2976360

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)