Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU - Procuradorias demonstram suspeição de médico sócio de empresa devedora do INSS que atuava em ações previdenciárias na Bahia

    Publicado por Nota Dez
    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a suspeição de médico perito, sócio de empresa devedora do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que emitia laudo em ação previdenciária. Com isso, a AGU afastou sentença que condenou a autarquia à concessão de benefício.

    No caso, um comerciário na Bahia, de 55 anos, obteve direito a auxílio-doença, alegando sofrer de doença crônica, atestada pelo médico-perito como tendinopatia crônica de aquiles, patologia que o tornaria incapaz parcialmente e temporariamente para o trabalho. Diante disso, o INSS foi condenado a conceder auxílio.

    As Procuradorias Federal no Estado da Bahia (PF/BA) e a Especializada junto ao Instituto (PFE/INSS) recorreram sustentando a suspeição do perito, por ele ser sócio de clínica ortopédica e cirúrgica em Ilhéus (BA), empresa com diversos débitos previdenciários. Segundo as procuradorias, esse fato levantou suspeitas, conforme lei federal que estende a suspeita de parcialidade quando for ele credor ou devedor de alguma das partes.

    A 1ª Turma Recursal do Juizado Especial Federal da Seção Judiciária do estado da Bahia acolheu os argumentos dos procuradores federais, por entender que a sentença foi amparada em laudo pericial realizado por médico perito suspeito. A Turma anulou decisão anterior e reforçou a necessidade de novo laudo alegando que é indispensável ao deslinde da causa, porquanto é meio idôneo para aferir se há incapacidade laborativa que ampare a pretensão do segurado.

    Na decisão foi destacado ainda que ficou configurada a suspeição do médico perito, visto que realizou 38 perícias no mês de março, sendo que em 100% considerou a parte incapaz, opinando pela concessão de aposentadoria por invalidez em 75% das mesmas.

    A PF/BA e a PFE/INSS são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Recurso Inominado nº 2009.33.00.702796-3 - JEF/Seção judiciária do estado da Bahia

    Fonte: Advocacia-Geral da União

    • Publicações25714
    • Seguidores64
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-procuradorias-demonstram-suspeicao-de-medico-socio-de-empresa-devedora-do-inss-que-atuava-em-acoes-previdenciarias-na-bahia/100156888

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)