Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    AGU reverte sentença que obrigava INSS a pagar aposentadoria rural indevida

    há 6 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu reverter na Justiça sentença que havia condenado o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a pagar aposentadoria rural para requerente que não cumpriu as exigências legais para receber o benefício.

    Os procuradores federais que atuaram no caso apontaram em recurso que a particular que pleiteava a aposentadoria não comprovou exercer atividade rural em regime de economia familiar no período imediatamente anterior ao requerimento do benefício, conforme exigido pela legislação para o pagamento.

    Embora a certidão de casamento por ela apresentasse indicasse a profissão de rurícola do cônjuge da requerente, as demais provas documentais, corroboradas pelo depoimento pessoal da autora, atestaram não só que ela teve diversos empregos urbanos e fixou residência em área urbana, como também que ela havia se separado do marido em 1990, muito antes de atingir a idade mínima para se aposentar.

    Responsável por analisar o caso, a 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) deu provimento ao recurso interposto pela AGU em defesa do INSS. O relator destacou que documentos que, em regra, são admitidos como início de prova material do trabalho rural, como a certidão de casamento com trabalhador rural, podem ser afastados se confrontados com outras evidências que indiquem a existência de vínculo urbano da parte, como no caso.

    Atuaram no caso a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao INSS (PFE/INSS). Ambas são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Referência: Apelação Cível nº 0017695-93.2013.4.01.9199/MT – TRF1.

    Luiz Flávio Assis Moura

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-reverte-sentenca-que-obrigava-inss-a-pagar-aposentadoria-rural-indevida/561308965

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)