Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Alceu Barbosa homenageia os 70 anos do Sindimate/RS em sessão realizada na 35ª Expointer

    No Grande Expediente da sessão plenária dessa terça-feira, o deputado Alceu Barbosa (PDT) homenageou os 70 anos do Sindicato da Indústria do Mate do Rio Grande do Sul (Sindimate/RS). Conforme o parlamentar, a entidade, criada em 11 de maio de 1942, tem como objetivo o estudo, a coordenação e a defesa dos direitos e interesses coletivos, econômicos, sociais e jurídicos da categoria econômica das indústrias de erva-mate do Estado. Excepcionalmente nessa semana, as sessões plenárias ocorrem na Casa da Assembleia Legislativa na 35ª Expointer, no Parque de Exposições Assis Brasill, em Esteio.

    Atuação

    De acordo com o parlamentar, o Sindimate/RS também tem a função de colaborar como órgão técnico e consultivo no estudo e na solução dos problemas que se relacionam com a categoria. Segundo Barbosa, o setor ervateiro do Estado atualmente reivindica o retorno do produto à cesta básica do gaúcho e a criação de um Fundo Estadual do Mate, semelhante ao Fundo Estadual do Vinho. Da mesma forma, o deputado ressaltou que os produtores pretendem pleitear o selo de qualidade para as ervaterias que se adaptarem a recomendações técnicas e a critérios de cultivo, colheita e transporte da erva-mate.

    Relevância econômica

    Barbosa enfatizou a relevância da erva-mate para o agronegócio do Estado. Ele contou que o Rio Grande do Sul possui uma cadeia produtiva de mais de 13 mil pequenos agricultores que cultivam cerca de 30 mil hectares em 267 municípios. No setor industrial, cerca de 200 empresas atuam no beneficiamento da erva-mate. Segundo o deputado, o maior produtor gaúcho é o município de Ilópolis, seguido por Arvorezinha e Venâncio Aires. Ainda de acordo com Barbosa, o Estado é o primeiro em exportações de erva-mate do Brasil, seguido por Santa Catarina e Paraná.

    Importância cultural

    O orador do Grande Expediente destacou a importância da erva-mate e do chimarrão para a cultura do Rio Grande do Sul. Citou, inclusive, que a erva-mate é a árvore símbolo do Estado, conforme decreto lei nº 7.439/1980. Já o chimarrão é a bebida símbolo do Rio Grande do Sul, de acordo com a Lei nº 11.929/2003. Incorporado ao calendário oficial de eventos estaduais, o Dia do Chimarrão é comemorado em 24 de abril. Ainda conforme o parlamentar, em 1998, foi criada em Venâncio Aires a Escola do Chimarrão.

    “Nós, gaúchos, desde cedo, aprendemos a ser fortes, a honrar a pátria e a cultuar a tradição, para muitos a alma gaúcha. Nossa população, que carrega no peito o orgulho de ser gaúcho, independentemente de onde estiver, irá tomar chimarrão”, afirmou.

    Participações e presenças

    Associaram-se à homenagem, em apartes, os deputados José Fischer (PP), Ronaldo Santini (PTB), Zilá Breitenbach (PSDB), Dr. Basegio (PDT), Raul Carrion (PCdoB), Edegar Pretto (PT), Heitor Schuch (PSB) e Edson Brum (PMDB).

    Acompanharam a solenidade o presidente do Sindimate/RS, Alfeu Strapasson; o superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor; o presidente da Fepagro, Danilo dos Santos; o deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS); entre outras autoridades.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alceu-barbosa-homenageia-os-70-anos-do-sindimate-rs-em-sessao-realizada-na-35-expointer/100043581

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)