Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aleac aprova lei classificando visão monocular como deficiência

    Por unanimidade, os deputados aprovaram na sessão desta terça-feira, 13, projeto de lei da deputada Maria Antonia classificando como deficiente visual o portador de visão monocular, ou seja, que enxerga com apenas um dos olhos. De acordo com o projeto, atualmente os portadores de visão monocular não são enquadrados em nenhuma das normas que descrevem os quadros de deficiência física, auditiva, visual ou mental, entre outras.

    Maria Antonia informa que o Estado do Espírito Santo foi o primeiro a aprovar, em dezembro de 2007, uma lei semelhante, levando os parlamentos de outros Estados a protocolar projetos de lei com o mesmo objetivo, como o Amazonas e a Bahia, além de alguns municípios do interior paulista.

    A parlamentar lembra que o próprio Poder Judiciário tem manifestado-se favorável à inclusão da deficiência monocular para efeito de reserva de vagas em concursos públicos, isenção em transporte coletivo, inserção na iniciativa privada e aquisição de próteses oculares.

    João Maurício

    Agência Aleac

    • Publicações7414
    • Seguidores1
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aleac-aprova-lei-classificando-visao-monocular-como-deficiencia/2279661

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)