Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ALERJ ACIONA 12 OPERADORAS DE LEASING POR COBRANÇAS INDEVIDAS

    Com o objetivo de acabar com a cobrança de prestações a vencer nos casos de contratos rescindidos em virtude de roubo ou furto de veículos, assim como da devolução amigável do automóvel, a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) entrou com uma ação civil pública contra 12 operadoras de leasing (arrendamento mercantil). O texto da ação foi publicado nesta quarta-feira (22/06) no Diário Oficial do Legislativo.

    Segundo a presidente da comissão, deputada Cidinha Campos (PDT), a ação é baseada no fato de os contratos de leasing terem características próprias, sendo um misto de contrato de financiamento com locação, fato que não garante às empresas do setor o direito de cobrar por encargos financeiros futuros que não serão usufruídos pelo consumidor. “Esse é o típico caso de enriquecimento sem causa por parte das operadoras de leasing. Todos os contratos analisados pela comissão presumem a obrigação do consumidor de contratar um seguro em benefício da financeira. Assim, no caso de roubo ou furto, as instituições financeiras recuperam o investimento feito na aquisição do veículo, e a locação termina com a perda do bem. Portanto, nenhuma outra cobrança pode ser feita ao consumidor”, explicou Cidinha, ressaltando que o caso está na 2ª Vara Empresarial do Rio, sob responsabilidade da juíza Márcia Cunha Silva Araújo de Carvalho.

    A comissão pede que as empresas sejam obrigadas a incluir nos contratos de leasing uma cláusula que permita a continuidade dos mesmos sempre que o carro for roubado ou furtado, incluindo a substituição do veículo, e devolver, em dobro, valores cobrados dos consumidores com base em equivocadas fórmulas de rescisão contratuais. A ação foi movida contra as seguintes financeiras: BV financeira S.A; ABN Amro Real - Aymore Financiamento e Arrendamento Mercantil (leasing) de Veículos; Santander Leasing S.A Arrendamento Mercantil; Banco Panamericano S.A; Itaú Unibanco S.A; Banco Bradesco Financiamentos S.A - Finasa BMC; HSBC Bank Brasil S.A; Banco Volkswagen S.A; Banco Fiat S.A.; Banco Ford S.A; Banco GMAC S.A; Banco Sofisa S.A.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações62
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alerj-aciona-12-operadoras-de-leasing-por-cobrancas-indevidas/2745869

    Informações relacionadas

    Informações Prestadas - TJSC - Ação Alienação Judicial - Execução de Título Extrajudicial - de ABN Amro Arrendamento Mercantil

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)