Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    ALERJ APROVA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A SÍNDROME DO PÂNICO

    Será enviado para o governador Sérgio Cabral o projeto de lei 909/07, que cria no estado do Rio a “Campanha Estadual de Prevenção e Conscientização da Síndrome ou Transtorno do Pânico”, a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de setembro. A proposta foi aprovada pela Assembléia Legislativa do Rio nesta quinta-feira (27/11), em segunda discussão. Segundo a autora da proposta, deputada Graça Pereira (DEM), a campanha terá a função de desmistificar este transtorno, que acomete entre 3% e 4% da população mundial. “É um mal cada vez mais comum, uma doença da vida moderna, sobre a qual boa parte das pessoas não tem informação”, acentua a parlamentar.

    Para ela, o fato de os sintomas serem facilmente associados a problemas cardíacos e psiquiátricos torna urgente o aumento da informação. “Como os ataques de pânico envolvem muitas situações físicas desagradáveis, é fundamental que as pessoas conheçam os sintomas e saibam a quem procurar”, emenda. O governador terá o prazo de 15 dias úteis para sancionar ou vetar a regra. De acordo com o texto aprovado, a campanha será organizada pela Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil e será composta de atividades como palestras ministradas por especialistas no assunto, exposições de painéis e dinâmicas de grupos, além do atendimento de psicólogos, psiquiatras, cardiologistas, neurologistas, sociólogos, assistentes sociais, entre outros especialistas.

    A síndrome do pânico, na linguagem psiquiátrica chamada de transtorno do pânico, é uma enfermidade que se caracteriza por crises inesperadas de medo. A pessoa tem a sensação de que vai morrer, pois o coração dispara, sente falta de ar e tem sudorese abundante. Quem padece de síndrome do pânico sofre durante as crises e nos intervalos entre uma e outra, na insegurança de voltar a sentir este mal estar. Esta sensação recebeu o nome de ansiedade antecipatória. A primeira classificação oficial da Síndrome do Pânico foi dada em 1980. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), está presente na Classificação Internacional de Doenças, e faz parte dos chamados transtornos de ansiedade, juntamente com as fobias, o estresse pós-traumático, o transtorno obsessivo-compulsivo e a ansiedade generalizada.

    • Publicações17683
    • Seguidores61
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações88
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alerj-aprova-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-sindrome-do-panico/278527

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)