Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Ales encaminha informações sobre nepotismo cruzado ao CNJ

    A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encaminhou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) as informações solicitadas pelo colegiado sobre a possibilidade de haver parentes de magistrados em seu quadro de pessoal. Além da Ales, o CNJ encaminhou notificação idêntica ao Tribunal de Justiça do Estado, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas do Estado e Câmara Municipal de Vitória.

    A investigação é decorrente de denúncia recebida durante inspeção do CNJ no Tribunal de Justiça capixaba, no final de junho passado, segundo a qual a Súmula Vinculante nº 13, editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), estaria sendo descumprida no Estado, através da prática de nepotismo cruzado.

    A Súmula veda a nomeação de parentes em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive mediante designações recíprocas entre órgãos de qualquer dos três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), o que configura o chamado nepotismo cruzado.

    O CNJ, na notificação, pede que seja informado o nome, cargo, vínculo com a administração pública e data do ingresso no cargo de servidor. Na hipótese de o servidor seja parente de desembargadores (efetivos e substitutos), o CNJ solicita ainda que seja informado o nome do parente e o grau de parentesco com o membro do TJ.

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ales-encaminha-informacoes-sobre-nepotismo-cruzado-ao-cnj/1596622

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)