Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Alexandre Cesar honrará personalidades com títulos de cidadão mato-grossense

    O deputado estadual Alexandre Cesar (PT) realizará sessão solene na sexta-feira (28/11) a partir das 19h30, no plenário das deliberações, para a entrega de títulos de Cidadão Mato-grossense a treze pessoas. A honraria é um reconhecimento àqueles que vieram de outros estados, mas contribuíram para o desenvolvimento de Mato Grosso. As personalidades são Dieter Metzner, Eurico Muniz, Inácio José Werner, Jenz Prochnow, João Martins Ozores, José Rodrigues Rocha Júnior, José Vitor da Cunha Gargaglione, Luiz Alberto Esteves Scaloppe, Maria Lucia Cavalli Neder, Rodrigo Dias Caldas, Rui Barbosa Egual, Wilmar Schrader e Wlademir Dias-Pino.

    Abaixo segue o resumo do currículo de cada um para consulta:

    Dieter Metzner

    Nascido em Vale do Itajaí (SC), Dieter Metzner mudou-se para Diamantino (MT) em 1978 para desenvolver trabalhos sociais junto à população local, em parceria com padres católicos. A partir desse trabalho, foi convidado a participar das atividades da Comissão Pastoral da Terra (CPT), inicialmente na prelazia de Diamantino e depois em todo o Estado.

    Em 1981 mudou-se para Cuiabá onde assumiu a Coordenação Estadual da CPT – regional Mato Grosso, trabalhando em defesa dos sem terra e migrantes. De 1989 a 1991, trabalhou junto ao Grupo de Trabalho Missionário Evangélico junto aos povos indígenas de Mato Grosso e Rondônia. A partir de 1992, retornou ao trabalho do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade, do qual é membro fundador e foi seu presidente, vice e assessor jurídico.

    Em 1993 formou-se em Direito pela UFMT e passou a integrar os trabalhos da CPT-MT como assessor jurídico até maio de 96. Logo após, morou na Alemanha, dentro de um programa de intercâmbio entre a CPT Nacional e a ONG International Foodfirst Informational & Action Network (FIAN). Exerceu a Coordenação da América do Sul, especialmente as questões relativas ao campo e reforma agrária junto a organismos internacionais, em especial, a ONU.

    Retornou ao Brasil em 1999, passando a prestar assistência jurídica aos movimentos sociais: Direitos Humanos; Movimento dos Atingidos por Barragens; Movimento dos Sem Terra; Comissão Pastoral da Terra e na consolidação da Secretaria Internacional da FIAN no Brasil.

    Em abril de 2003 exerceu a função de assessor de gabinete do INCRA na Superintendência Estadual. Em agosto de 2004, foi nomeado Delegado Federal do Desenvolvimento Agrário em Mato Grosso do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), função que exerce até a presente data.

    Eurico Muniz

    Nascido em Maués (AM), dentre nove irmãos, o pastor Eurico se destaca pela dedicação às obras sociais, algumas descritas aqui: Trabalhou por onze anos no Estado de Goiás onde atendeu por quatro anos em uma lancha, servindo aos carentes e atendendo suas necessidades. Ainda nesta lancha esteve ajudando os índios Carajás e Tapirapés da Ilha do Bananal do vale do rio Araguaia. Em Campo Grande ajudou um homem que foi curado de fogo selvagem. Trabalhou por oito anos em São Paulo, na região mais pobre, tida como o corredor da fome e cinturão da miséria, ajudando os carentes. Hoje, ele atua em Mato Grosso, onde promove mutirões da saúde, com mais de dez mil atendimentos aos necessitados só em 2006. Participa de mutirões de natal, sempre focando o necessitado e buscando suprir suas necessidades, amenizando suas dores.

    Inácio José Werner

    Inácio Werner nasceu em 1959 na zona rural de Itapiranga (SC), numa colônia de origem alemã. Mudou-se para Cuiabá em 1982 e formou-se em Ciências Sociais pela Unirondon, especializando-se em Movimentos Sociais, Organizações Populares e Democracia Participativa na UFMG. Em Cuiabá, Inácio iniciou sua contribuição à comunidade como agente pastoral na paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Ele também participou das Comunidades Eclesiásticas de Base, Comissão Pastoral da Terra e Pastoral da Juventude, integrando a coordenação nacional da Pastoral da Juventude. Foi através da PJ que mais tarde começou a participar do Conselho Nacional de Leigos. Também foi sócio-fundador e membro da diretoria dos Direitos Humanos, apoiando diversos outros movimentos sociais.

    Há 20 anos colaborou na preparação e realização da Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras. Além de acompanhar a preparação Grito dos Excluídos e Excluídas desde o início, há 14 anos, em Cuiabá e Mato Grosso. Teve uma experiência de vivência com a realidade e a problemática ambiental, quando em 1996 e 1997 exerceu a função de secretário executivo do Fórum Mato-grossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad). Em 1998 foi trabalhar na CPT-MT, esta lhe propiciou um contato mais próximo com todas as injustiças sofridas pela população do campo. Na CPT participou também do colegiado de formação onde pude fazer um curso de Formação de Agentes da Pastoral da Terra, parceria da CPT nacional com a Universidade Católica de Goiás.

    Desde julho de 2003 trabalha no Centro Burnier Fé e Justiça (CBFJ), entidade ligada aos Jesuítas. Muitas ações são semelhantes às desempenhadas na CPT, por exemplo, a luta pela erradicação do trabalho escravo em Mato Grosso. Para ampliar a articulação contra o Trabalho Escravo desde o seu inicio participa do Fórum de Erradicação do Trabalho Escravo e atualmente é coordenador. Acompanha a problemática dos trabalhadores do corte da cana que na sua maioria são oriundos do Nordeste e aqui são explorados.

    Acompanha o Fórum das pastorais sociais e parceiras da região norte de Cuiabá, através dos Fóruns locais para debater e buscar soluções com a população local. Assumiu o compromisso de estar junto as CEBs e as iniciativas das pastorais populares.

    Neste sentido assume uma dupla função de assessoria e por vezes de secretaria, isto para as Romarias, Grito dos Excluídos, e mais recentemente para a assembléia popular Mutirão por um novo Brasil. Atualmente estas atividades se articulam no Fórum Permanente de Lutas do ele parte da coordenação.

    Jenz Prochnow

    Nasceu em Blumenau (SC) em 1934 e graduou-se em Economia pela PUC do Paraná, fez pós-graduação obtendo o título de mestre em sociologia rural e industrial perante a PUC do Rio Grande do Sul, bem como especialização junto à universidade do Vale do Rio dos Sinos em Novo Hamburgo (RS) na área de cooperativismo.

    Seu primeiro contato com Mato Grosso se deu quando de sua contratação, em 1966, pela Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (Sanemat) para realizar estudos de desenvolvimento econômico no sentido de instalação do complexo de águas e abastecimento na região de Corumbá, Ladário e Cuiabá. Foi servidor da Sanemat até 1972.

    Jenz foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem de Mato Grosso (Dermat), que posteriormente foi transformado em DVOP, na área de recursos humanos e administração de 1972 a 1975. Foi assessor de planejamento da Secretaria de Estado de Planejamento de Mato Grosso de 1976 até 1980. É professor fundador da Universidade Federal de Mato Grosso, tendo exercido todos os cargos acadêmicos de acesso até o nível de titular, lecionando nos cursos de Economia, Administração, Agronomia, Engenharia Florestal e Serviço Social.

    Aposentou-se da UFMT como professor titular e, continuou a lecionar junto às instituições particulares de ensino superior em Cuiabá, sendo a Universidade de Cuiabá e centro universitário Unirondon nas quais foi um dos fundadores, lecionando nas cadeiras de Sociologia Geral e Jurídica.

    Quase oito mil alunos de instituições de ensino superior receberam seus ensinos, o que contribuiu enormemente com a educação, para o bem dos mesmos e do Estado de Mato Grosso. Foi professor da academia de formação de oficiais da Policia Militar do Estado de Mato Grosso durante dez anos. Foi o pioneiro no projeto de piscicultura em Mato Grosso nos idos de 1981/1982, quando muitos duvidavam das potencialidades da atividade. Desenvolve desde 1986 até a presente data projetos de piscicultura e paisagismo em Várzea Grande.

    João Martins Ozores

    Em novembro de 1998 muda-se para Cuiabá para prestar serviços junto a Universidade de Cuiabá (UNIC) nas áreas administrativas e financeiras, permanecendo até o ano de 2006. Ocupou diversos cargos dentro daquela instituição, como: diretor do Centro de Idiomas, do Centro de Pós-graduação e Presidente da Cooperativa de Professores e Funcionários (Coopetec). João Ozores é casado e possui dos filhos.

    José Rodrigues Rocha Júnior

    Nasceu em Brasília (DF) em pleno regime militar, veio morar em Mato Grosso com apenas dois anos de idade, quando seu pai foi convidado a mudar para esse Estado com objetivo de administrar uma empresa multinacional de exploração de minérios. Como advogado teve a oportunidade de atuar junto a Justiça Estadual (Cível e Criminal), Justiça Federal, Justiça Eleitoral e Justiça do Trabalho, em todas suas instâncias, defendendo interesses de pessoas físicas e jurídicas no Estado de Mato Grosso.

    Convidado para assumir função pública, teve a oportunidade de contribuir com o governo do Estado em 2003, tendo exercido diversas atividades e cargos diferenciados. Como assessor especial na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), auxiliou a secretária Terezinha Maggi a solucionar os problemas encontrados com relação a fraudes na habilitação de seguro desemprego, emprego irregular de recursos federais e a reformular a estrutura da secretaria.

    Como coordenador dos trabalhos dos assessores jurídicos da Setecs, teve a oportunidade de organizar os trabalhos de regulamentação dos Programas de Habitação, qualificação Profissional e Microcrédito. Como secretário adjunto da Setecs implementou o Microcrédito a juro zero, que já efetuou mais de R$ 03 milhões de investimentos em Mato Grosso, tendo atendido a 3.113 pequenos empreendedores de 77 municípios com empréstimos de até R$ 1 mil por pessoa, gerando 4.670 empregos diretos.

    Quando Presidente do Conselho Estadual do Trabalho reformulou a legislação do Conselho, permitindo que a Presidência fosse ocupada por Empregadores e Trabalhadores, além do Governo do Estado. Membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente; Membro do Conselho Estadual de Educação; Nomeado pelo Governador como Secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, por período determinado, em razão de viagem da titular da pasta em missão ao exterior.

    Assessor Especial de Desenvolvimento do Turismo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, onde exerceu também a função de Secretário Executivo do Fórum Estadual de Turismo. Fiscal Federal do Ministério do Turismo, oportunidade na qual desenvolveu ações conjuntas com Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura para fiscalizar os empreendimentos turísticos e guias turísticos nos municípios do Estado.

    Conselheiro Titular do Conselho Estadual de Meio Ambiente e Conselheiro Suplente do Conselho Estadual de Cultura; Membro da Câmara Técnica do Conselho de Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso – CONDEPRODEMAT; Membro Titular da Câmara de Turismo do Aglomerado Urbano e Membro Fundador do Comitê Estadual da Juventude.

    Coordenador Estadual da Comissão Intergestores Bipartite da Assistência Social de Mato Grosso - CIB/MT, que é o fórum de negociação entre o Estado e os Municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único da Assistência Social, SUAS. Como colegiado bipartite, a CIB é composta por três representantes da Secretaria de Estado da SETECS e por seis do Conselho de Secretários Municipais de Assistência Social, COEGEMAS. Nomeado em fevereiro de 2008 como Secretário Adjunto da Setecs/MT.

    José Vitor da Cunha Gargaglione

    Nascido em 1958 no Rio de Janeiro (RJ), José Vitor Gargaglione formou-se em Direito pela UFMT em 1986. Ele é mestrando e também fez curso de especialização em Direito Civil e Processual Civil. O advogado possui uma extensa atuação em sua carreira profissional, dentre os cargos ocupados se destacam: assessor especial junto à secretaria geral do PMDB (1985); secretário da liderança do PMDB na AL de Mato Grosso (1986); técnico legislativo na AL de MT (1986); coordenador da Coordenadoria de Benefícios do Ipemat; professor de Direito Romano e Direto Penal, da Faculdade de Ciências Jurídicas e Administrativas (Cesur) de Rondonópolis; procurador chefe da Procuradoria- geral do Estado, entre outros.

    O advogado também possui participação em diversos órgãos colegiados e comissões, dentre os quais: representante do corpo discente do Centro de Ciências Sociais no Conselho de Ensino e Pesquisa da UFMT (de 1983 a 1984); participação como representante do corpo discente no Colégio Eleitoral Especial destinado a deliberar sobre preparação da lista sêxtupla de docentes a ser encaminhada ao Ministério da Educação, para nomeação do reitor da UFMT, bem como o vice-reitor; integrou a comissão que apreciou o anteprojeto de resolução do currículo mínimo e parâmetros gerais do currículo pleno do curso de Direito, em estudo no Conselho Federal de Educação; integrou a Comissão de Cargos e Salários do Ipemat; integrou a Comissão de Direitos Humanos da OAB/MT; integrou a Comissão de licitação do Ipemat e a Comissão de Inquérito do Ipemat; integrou o colégio e o antigo Conselho de Procuradores da Procuradoria-geral do Estado de Mato Grosso, entre outros.

    Luiz Alberto Esteves Scaloppe

    Nascido em 1952 em Fernandópolis (SP), Luiz Scaloppe é residente no Estado de Mato Grosso desde 1980. Casado e pai de dois filhos, é procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso e Professor da Faculdade de Direito da UFMT. Nessa Universidade, ainda é diretor-geral da Fundação Uniselva e membro do Conselho Diretor da Universidade.

    Autor de diversos artigos e livros foi o precursor da Escola do Ministério Público do Estado, sendo o seu Diretor-Geral por dois mandatos. Foi também convidado pela Presidência desta Casa, a época da Assembléia Estadual Constituinte de 1989, para coordenar os trabalhos técnicos-júridicos das atividades constituintes.

    Maria Lucia Cavalli Neder

    Nascida no dia 18 de junho de 1951, no município de Nova América (SP), Maria Lúcia Cavalli Neder possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Tupã-SP (1972), mestrado em Educação pela UFMT (1992) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente, é professora assistente e adjunta da UFMT. Ela também tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação à distância, linguagem, ensino de linguagem, educação e produção de material didático. É autora de diversos livros.

    Rodrigo Dias Caldas

    Rodrigo Dias Caldas, 36 anos, nascido em 25/07/1972 na cidade de Campinas, Estado de São Paulo. Empresário e residente em Cuiabá (MT), filho de Luiz Carlos Caldas e Maria do Rosário Dias Caldas, casado com Claudia de Souza Ozores Caldas, fonoaudióloga, servidora efetiva da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso, com a qual possui seu filho Gabriel Ozores Caldas, atualmente com quatro anos.

    Iniciou sua carreira profissional aos 14 anos, trabalhando no Cartório de Registro Civil e Notas do distrito de Barão Geraldo, Campinas (SP). Ocupou o cargo de assistente escrevente de 1986 a 1993. Responsável por registros de nascimento, casamentos, certidões de óbitos, averbações de separação, etc.

    Trabalhou na empresa Disiva Industrial Ltda, em Campinas, como encarregado de Departamento Pessoal de 1995 a 1997. Era responsável pela administração do setor, recrutamento e seleção, folha de pagamento, treinamento de funcionários.

    Posteriormente trabalhou na Labour Consultoria de Pessoal, Campinas, também no setor de Recursos Humanos no ano de 1999. Realizava contratações, registro de funcionários, elaboração e fechamento de folhas de pagamento, emissão de guias federais e municipais, ponto eletrônico entre outros.

    Trabalhou na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no Instituto de Arquitetura, Comunicação e Turismo – IACT de 1999 a 2000. Participou na organização de dados de docentes, distribuição de carga horária dos cursos e organização administrativa dos setores do instituto. Iniciou a Faculdade de Economia nesta Universidade em 1997, não concluída devido à vinda para Cuiabá.

    Conheceu a cidade de Cuiabá em abril de 2000, quando esteve a passeio em visita feita aos sogros. Identificou-se com a cidade e mudou definitivamente para Cuiabá após dois meses, em junho do mesmo ano. Foi então contratado para fazer parte da equipe de reestruturação do Hospital Geral Universitário, quando a Universidade de Cuiabá assumiu o Hospital. Ocupou a Supervisão Administrativa de junho de 2000 a novembro de 2003.

    Responsável pelo setor de faturamento do Hospital Geral Universitário. Com abrangência também do setor comercial, busca de novos contratos e convênios para o hospital junto a empresas, representante do hospital junto as Secretarias Municipais e a Estadual de Saúde, elaboração e participação em licitações, administração dos convênios existentes.

    Ingressou nesta época no Conselho Municipal de Saúde de Mato Grosso como Conselheiro Titular Representante da Federação das Entidades Filantrópicas do Estado de Mato Grosso. Reiniciou a Faculdade de Administração na UNIC, ainda não concluída. Atualmente é sócio da empresa Vértice Tecnologia e Representações Ltda., que atuante no ramo de Call Center, prestadora de serviços para BrasilTelecom.

    Rui Barbosa Egual

    Rui Barbosa Egual é residente no Estado de Mato Grosso desde 1982. Casado com Nilza Epaminondas, médica cuiabana que atua na capital, com quem possui três filhos. Iniciou sua carreira como servidor público ainda em 1982 no extinto DNER e atual DNIT, período em que assumiu diferentes responsabilidades, trabalhando desde sua fase de formação curricular até sua formação técnica no DNER/MT, onde foi possível conhecer diferentes áreas da autarquia, garantindo aprendizado até a sua formatura em no curso de Engenharia Civil pela UFMT, ocasião em que viabilizou sua participação efetiva na área.

    Superintendente Regional do DNIT no Estado de Mato Grosso Responsável por toda a gestão da Superintendência Regional, vem juntamente com sua equipe técnica implementando ações efetivas para assegurar e proporcionar condições cada vez melhores nas rodovias federais no Estado. Atuando para isso, na manutenção, recuperação e construção da rodovias federais que cruzam o Estado, as quais totalizam uma malha viária de 4.030 km.

    Ano 2006: Assumiu a chefia de serviço de infra-estrutura da Superintendência, responsável pelo gerenciamento de todas as obras de engenharia, bem como, assessoria direta na gestão da Superintendência/DNIT/MT.

    2005-1993: Supervisor direta de obras de restauração e construção do DNER/MT.

    1990-1993: Assessoria na fiscalização das obras de conservação rodoviária sob a gestão do DNER/MT.

    1988-1989: Apoio administrativo na área de Recursos Humanos do DNER/MT.

    1987-1988: Apoio administrativo nas ações da residência de Várzea Grande do DNER/MT.

    1984-1987: Apoio técnico na área de engenharia do DNER/MT, envolvendo serviços de licitações, cotações, elaboração de relatórios, etc.

    1983-1984: Auxiliar administrativo no DNER/MT.

    1982-1983: Auxiliar de depósito e controle patrimonial do DNER/MT.

    Wilmar Schrader

    Wilmar Schrader, nascido em Sarandi/RS, em 10/08/53. Filho de agricultores cursou a Faculdade de Teologia da Igreja de Confissão Luterana em São Leopoldo/RS, de 1976 a 1978. Ano em que interrompeu o curso e mudou-se para Mato Grosso, município de Diamantino, onde se engajou no trabalho da Comissão Pastoral da Terra –CPT, da qual foi coordenador regional e posteriormente assessor jurídico.

    Em 1980, mudou-se para Cuiabá (onde reside até hoje), formando-se em direito pela UFMT, em 1984. É filiado fundador do PT de Cuiabá e Mato Grosso, integrando, atualmente, a comissão de ética do PT/MT.

    Como advogado, tem assessorado movimentos sociais sindicais no Estado. É membro fundador do Centro de Direitos Humanos Henrique Trindade. Desde 2004 é assessor parlamentar do Dep. Federal Carlos Abicalil. É casado com Fátima Ticianel há 25 anos com quem tem três filhos: Fernanda, Lucas e Gabriela.

    Wlademir Dias-Pino

    Wlademir Dias-Pino, ainda criança, mudou-se para Cuiabá acompanhando seu pai Luciano e mãe Laura. Ela (Laura) criou o Paraíso das Crianças, na Rua de Baixo, com preocupação social de tal ordem, que a Interventoria comprava no Natal suas confecções para distribuir aos pobres. O pai de Wlademir foi fundador do PTB em Mato Grosso.

    Quanto a Wlademir podemos ressaltar sua presença na UFMT, desde a sua fundação, implantando uma identidade visual para a instituição, com forte marca gráfica, justamente no momento da expansão do movimento universitário do país, o que permitiu, de certa forma, a UFMT se destacar entre as outras e conseguir uma das implantações físicas mais significativas do país, só comparável a de Campinas com Zeferino Vaz.

    Já na área popular, prestou serviço à comunidade, criando um carnaval temático regional durante quatro anos seguidos, carnaval que jamais Cuiabá conseguiu repetir. Como herança de seu pai, fundou com o historiador Rubens de Mendonça, jornais culturais, (Sacy, Arauto de Juvenília, Sarã e Japa), que deu origem, pela primeira vez na história do nosso Estado, a um movimento literário: o Intensivismo.

    Com o poeta Silva Freire, estabeleceu um pacto, desde o tempo de estudante primário, em criar uma identidade local. Freire trabalhando na cuiabania e Wlademir fazendo os contatos fora do estado (FIM – Frente de Informações Mato-Grossenses), chegando a dupla, na área estudantil nacional, a marcar a presença em todos os eventos de nosso estado, na história épica dos anos 50, com campanhas nacionalistas do Petróleo é Nosso, como da Fábrica Nacional de Motores e outras campanhas de caráter estatal.

    No terreno político, isento de filiação partidária, para melhor prestar seu serviço profissional, dentro da ética, realizou relatórios para diversos governadores, bem como, criou projetos abrangentes de gestões administrativas, capaz de ter uma unidade e coerência política, inaugurais.

    Mais informações:

    Assessoria de Gabinete

    3901-6821 www.alexandrecesar.com.br

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alexandre-cesar-honrara-personalidades-com-titulos-de-cidadao-mato-grossense/277377

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)