Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
15 de Junho de 2024

Algoritmos & Educação

Como a inteligência artificial tem mudado a educação.

Publicado por Data Jus
há 5 anos

Um dos consagrados livros do filósofo e sociólogo francês Pierre Bourdieu descreve a relação de desigualdade dentro da escola.

Em ‘A reprodução’, Bourdieu aponta que a educação que deveria ser aquele modo de transformação nas desigualdades sociais, apenas gera uma reprodução de violência simbólica de linguagem e costumes, já que o aluno que dispõe de um maior capital cultural terá facilidade para absorver os conteúdos escolares e poderá se desenvolver intelectualmente com mais facilidade; diferentemente daquele aluno que não teve a mesma oportunidade, e este tende a ter muitas dificuldades.

Pensando na problemática apontada por Bourdieu, é essencial buscar alguma solução que tornasse o ambiente escolar mais agradável e produtivo, para que ambos conseguissem evoluir a partir de suas pressupostas vivências.

No Vale do Silício, nos Estados Unidos, uma baía cercada de empresas de tecnologia e que buscam desenvolver soluções aos problemas, Max Ventilla criou a AltSchool.

Essa escola é dotada de alta tecnologia, que permite que seus professores personalizam o ensino de acordo com o desenvolvimento do pequeno ser pensante. Na escola, os alunos têm as chamadas ‘playlists’, que compõe diversos materiais de texto, áudio e vídeo que permitem um desenvolvimento criativo e divertido.

O modo de aprendizagem diferenciado fazem que os estudantes que frequentem não recebam notas nem são divididos em séries rígidas o tempo todo (a reprodução da violência simbólica e distinção de capital cultural apresentado por Bourdieu).

A plataforma da AltSchool é pensada com inteligência artificial, os alunos têm seus dados de desenvolvimento armazenados, e os professores a partir daí se reúnem para debater e aprimorar os métodos de aprendizagem; tendo como objetivo que as crianças tenham protagonismo no aprendizado de que participam, possibilitando a elas desenvolverem seus potenciais criativos.

O criador da AltSchool, Max Ventilla também desmistifica a ideia que a tecnologia irá substituir os professores, tendo em vista que na escola há 60 professores e 60 engenheiros trabalhando no desenvolvimento dessas tecnologia de dados para transformar a maneira de educação.

A escola permite que os professores acompanhem seus alunos de forma mais eficiente, tendo em vista que as salas de aulas detém um grande número de crianças, e torna difícil sem a tecnologia gerir as dificuldades de todos.

Se atualmente os professores têm problemas de deter a concentração do estudante tendo em vista as tecnologias, a AltSchool é a prova que se juntarmos tecnologia, algoritmos e inteligência artificial podemos revolucionar a educação, modificando as formas de ensino que se mostram ineficazes, e tornando o conhecimento algo prazeroso.

Agora imagine as implementações que a inteligência artificial pode fazer em relação ao direito brasileiro. Seu papel como jurista é se empoderar da tecnologia e todas suas ferramentas, para disponibilizar um acesso à justiça a todos de forma igual.

  • Sobre o autorUse a tecnologia ao seu favor, é seu papel como jurista.
  • Publicações2
  • Seguidores4
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações112
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/algoritmos-educacao/680313177

Informações relacionadas

Wander Barreto, Advogado
Artigoshá 11 meses

O Lado Sombrio da Inteligência Artificial

Tribunal de Contas da União
Jurisprudênciahá 2 anos

Tribunal de Contas da União TCU - RELATÓRIO DE LEVANTAMENTO (RL): XXXXX

Sérgio Henrique da Silva Pereira, Jornalista
Artigosano passado

Inteligência Artificial na educação

Emanuelle Ravaneli, Advogado
Artigoshá 5 anos

A inteligência artificial a serviço da diversidade e inclusão

Bernardo de Azevedo, Advogado
Artigoshá 4 anos

3 livros sobre inteligência artificial e Direito para ler em 2020

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)