Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Allende e vítimas do golpe de estado no Chile são homenageados no Senado brasileiro

    Publicado por Última Instância
    há 11 anos

    Salvador Allende e as vítimas da violência e do arbítrio do golpe de estado chileno, que completa 40 anos, foram homenageados nesta segunda-feira (9/9) em sessão solene do Senado Federal brasileiro. O bombardeio do Palácio de La Moneda e o suicídio do presidente Salvador Allende marcaram o golpe de estado no Chile e são considerados alguns dos momentos mais importantes da Guerra Fria.

    Em 11 de setembro de 1973, bombas atiradas por aviões da Força Aérea chilena destruíram uma das primeiras experiências democráticas de socialismo do mundo, enquanto abriam o caminho para uma ditadura que impôs ao Chile o modelo econômico neoliberal, algo também inédito no planeta.

    Parlamentares e outros participantes da sessão lamentaram a perseguição política àqueles que se opuseram ao regime militar instituído no Chile naquela data, liderado pelo general Augusto Pinochet. O governo, acusado de ocultar graves violações aos direitos humanos, foi encerrado apenas em 1990...

    Ver notícia na íntegra em Última Instância

    • Publicações24230
    • Seguidores79
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/allende-e-vitimas-do-golpe-de-estado-no-chile-sao-homenageados-no-senado-brasileiro/100676596

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)