Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos da Escola Estadual Balbina Jucá de Albuquerque visitam a Assembleia

    Vinte e dois estudantes do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Balbina Jucá de Albuquerque, do bairro Jardim Iracema, em Fortaleza, conheceram, na tarde desta terça-feira (11/10), a Assembleia Legislativa do Ceará, por meio do projeto O Parlamento e sua História. A iniciativa é coordenada pelo Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce).

    Os estudantes assistiram a uma palestra sobre a história política do Ceará e do Brasil, ministrada pela historiadora Juliane Moraes, e conheceram o Plenário 13 de Maio, o Memorial, o Espaço do Povo e as instalações da rádio FM Assembleia (96,7 MHz) e da TV Assembleia (canal 30).

    Durante a visita ao estúdio da rádio, os alunos conversaram com o radialista e apresentador do Programa Política em Destaque, Geraldo Oliveira, que informou sobre a programação da emissora e o papel de melhor informar o cidadão sobre a atuação do Poder Legislativo.

    O radialista explicou que a FM Assembleia apresenta noticiários das audiências públicas, solenidades e das sessões plenárias que acontecem na Casa durante a semana. Geraldo Oliveira também relatou que a emissora segue um estilo que valoriza a cultura nordestina e do Ceará e a música popular brasileira. Ele falou sobre o programa Gonzagando, que destaca a produção musical do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

    "Antes da música que vocês irão ouvir agora, é contado um pouco da história dela, o nome do compositor, do cantor e o ano em que ela foi lançada", explicou o apresentador, ressaltando que esse é um diferencial da FM Assembleia.

    O aluno Alyson Henrique Silva, 17 anos, que visitou a Assembleia Legislativa pela primeira vez, imaginava que a Casa fosse um espaço só para o político e, ao percorrer as dependências da Casa, pôde notar que o local também oferece serviços para a sociedade."Eu pensava que a Assembleia Legislativa era um local com gabinetes, auditórios e com o Plenário 13 de Maio destinados aos deputados estaduais. Mas aqui também tem biblioteca, Procon, Ouvidoria, rádio e a TV Assembleia, que atendem a população e informam a sociedade”, afirmou.

    Segundo o professor de língua portuguesa Fernando Menezes, a visita dos alunos hoje à Assembleia faz parte da disciplina Consciência Cidadã, que é desenvolvida pelo Projeto Professor Diretor de Turma, do ensino médio." Ampliar o conhecimento sobre a política e a importância da participação do cidadão nas eleições é mais uma forma de conscientizar os novos eleitores para construirmos um futuro melhor para o Brasil ", enfatizou o professor.

    Acompanharam os jovens a bibliotecária da Escola, Leuda Ferreira Gomes, além das orientadoras do Malce, Tereza Diógenes, Lígia Farias, Eveline Freitas, Cléa Menezes, Juliane Moraes, Camila Bandeira, Maria Angelina Pontes e Edna Camarço.

    Para se inscrever no programa, as instituições públicas ou privadas devem agendar visita pelos telefones (85) 3277.3700 e (85) 3277.3707 ou ainda pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

    WT/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-da-escola-estadual-balbina-juca-de-albuquerque-visitam-a-assembleia/393496858

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)