Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
30 de Abril de 2024

Alunos da Gama Filho se mobilizam contra fechamento da universidade

há 10 anos

Os alunos da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) prometem se mobilizar para tentar reverter a decisão do Ministério da Educação (MEC) de descredenciar as duas instituições. Eles agendaram para as 17h desta terça-feira (14) uma manifestação no Centro do Rio. A intenção deles é protestar em frente ao prédio do Ministério Público, para que o órgão intervenha nessa situação. "Covardia. Não tem outra palavra para essa atitude do MEC. O ministério prefere fechar uma instituição e prejudicar a vida de milhares de pessoas a assumir as duas universidades", avaliou Anderson Diniz Lamas de Faria, coordenador-geral dos cursos de exatas no Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UGF.0

"O ministro da Educação acha que punir os alunos é a solução. Para os que estão se formando, é ainda pior. No meu caso, que estou no último período, não sei o que vou fazer. Era para eu ter me formado em dezembro", disse Cristiano Wallas, aluno do 9º período de engenharia elétrica da UFG.

Tanto Anderson quanto Cristiano afirmaram ter esperança de que o MEC recue e assuma a gestão das duas universidades, garantindo o prosseguimento normal dos cursos.

A opinião dos alunos é compartilhada pelo presidente da Associação dos Docentes da UFG, Crisóstomo Peixoto. Há 40 anos, ele dá aulas na instituição e se diz inconformado com o descredenciamento.

"O que me deixa indignado é que a Gama Filho é uma coisa, a Galileo é outra. Quem deu a mantença (autorização) a esse grupo foi o MEC, que agora tem que assumir a situação. Mas o ministro decidiu punir a universidade, não esse número minoritário de pessoas que tem o poder de cuidar da parte financeira e deixou a instituição chegar a essa situação", apontou.

Peixoto fez críticas severas à gestão da Galileo. Ele destacou a história da Gama Filho, que ao longo de mais de 70 anos de história formou profissionais que se tornaram nacionalmente e internacionalmente conhecidos.

"Eu vejo muita incapacidade de pessoas que estão ocupando cargos nessa mantenedora e que não são educadoras. Elas estão tirando o planejamento de milhares de famílias e de jovens que sonhavam em se formar", ressaltou o professor.

'Transferência assistida'

Com o descredenciamento, o MEC lançará um edital público, no prazo de até cinco dias úteis, para convocar universidades que tenham condições e interesse em receber os alunos das duas instituições fechadas. A chamada "transferência assistida" tem como objetivo facilitar o processo de mudança de universidade que deverá ser feito pelos estudantes.

"Esse nome é muito bonito. Mas como eles vão fazer a transferência de mais de 10 mil alunos, 2 mil deles só de medicina?", questionou Peixoto.

"A transferência assistida é nebulosa", disse Anderson, do DCE da UFG. Ele ressaltou que a maioria dos estudantes que conseguirem transferência terá dificuldade de adequação curricular, o que deverá atrasar ainda mais a conclusão do curso.

  • Publicações12
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações63
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-da-gama-filho-se-mobilizam-contra-fechamento-da-universidade/112329709

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)