Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos de escola municipal visitam sede da Justiça do Ceará -

    há 12 anos

    Há mais 1 foto (s) para esta notícia. Clique aqui para acessá-lasO Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) recebeu, na manhã desta terça-feira (07/08), a visita de 25 alunos da 8ª e 9ª séries da Escola Municipal Joaquim Nogueira, localizada no bairro Antônio Bezerra, em Fortaleza. A iniciativa faz parte do projeto Justiça e Cidadania, coordenado pela Secretaria Especial de Planejamento e Gestão (Seplag) do TJCE, em parceria com a Assessoria de Cerimonial.

    Os estudantes foram recebidos pela diretora do Departamento de Otimização Organizacional da Seplag, Clara Távora, e por Rafaela Magalhães Pinto, do Cerimonial. Eles conheceram os principais setores do Tribunal e demonstraram curiosidade, em especial sobre o Memorial do Poder Judiciário.

    Durante a visita, Clara Távora explicou termos jurídicos até então desconhecidos para os jovens. Ela mostrou o funcionamento da 2ª Instância, além de falar sobre o papel dos magistrados.

    Os alunos também estiveram no local onde é feita a digitalização de processos e assistiram a vídeo institucional sobre a Justiça do Ceará. O grupo teve, ainda, a oportunidade de acompanhar uma sessão da 7ª Câmara Cível, presidida pelo desembargador Ernani Barreira Porto. O magistrado deu as boas-vindas aos alunos e ressaltou a importância da democracia para a promoção da Justiça.

    Aline Saboia, de 16 anos, quer ser juíza e acompanhou com atenção os julgamentos. Já Rodrigo Alves, de 12 anos, gostou de saber a história dos desembargadores no Memorial. Os estudantes vieram acompanhados pela pedagoga Sônia Cristina Souza, do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação. Ela ressaltou a importância de o Judiciário promover visitas guiadas à classe estudantil. É uma atividade extraclasse que contribui para o conhecimento.

    O Justiça e Cidadania, instituído por meio da Resolução nº 05/2011, do Órgão Especial do TJCE, tem a finalidade de estabelecer canal de comunicação entre o Judiciário cearense e a sociedade. A inciativa está alinhada à Meta 4 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que prevê, ao menos, a implantação de um projeto de esclarecimento ao público sobre as funções, atividades e órgãos do Judiciário.

    Em 2011, a iniciativa contemplou 2.529 estudantes. Até junho deste ano, 1.654 alunos já foram beneficiados.

    Esta notícia foi acessada 00049 vez (es).

    • Publicações12454
    • Seguidores182
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações10
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-de-escola-municipal-visitam-sede-da-justica-do-ceara/100022789

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)