Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Alunos do Parlamento Jovem priorizam temas da saúde, educação e segurança

    A preocupação dos estudantes da rede pública de ensino com temas relacionado à educação, a segurança e a saúde no Amazonas são destaque entre os alunos que estão participando da 11º edição do Parlamento Jovem. O programa, desenvolvido pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso, um dos pioneiros na região norte do Brasil, faz parte das ações de cidadania realizadas pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

    Para a diretora da Escola do Legislativo, Jaqueline Ferretti, isso mostra que a juventude está atenta aos problemas sociais que a população enfrenta atualmente. “Este ano a equipe que se dedica ao Parlamento Jovem está ainda mais surpresa com os posicionamentos ideológicos e críticos apresentados pelos nossos alunos. Após acompanharem as palestras eles ampliam visão e o entendimento sobre a importância da política e saem daqui com a certeza de que todos nos temos nossa obrigação e responsabilidade com as eleições”, destacou.

    Esta consciência desperta em muitos alunos o desejo de fazerem a diferença. Eles se candidatam a deputados jovens e se colocam à apreciação do voto dos colegas. Nas eleições realizadas nesta quarta-feira (7) e quinta-feira (8), foram eleitos os dois titulares e 3 suplentes de duas escolas públicas. Eles vão assumir, no início de abril, o cargo de deputados na Aleam e irão aprender sobre regimento interno e direito constitucional. Ao final do processo vão criar um Projeto de Lei.

    Representando a Escola Estadual Antônio Maurity Monteiro Coelho, do bairro Coroado, foram eleitos José William Marinho Memória, 16, que destacou a importância do serviço público de saúde de qualidade, e Rebeca Nogueira Pacheco, 17, como titular e suplente, respectivamente. Eles concorreram entre sete candidatos votados entre 96 estudantes que acompanham a eleição no auditório Senador João Bosco Ramos de Lima, no Centro Técnico do Poder Legislativo.

    A Escola Estadual Márcio Nery, do bairro São Francisco, será representada pelos estudantes Alexandre dos Santos Ramos (titular), Vinícios Bastos Costa (1º suplente) e João Victor Santos (2º suplente), todos alunos do terceiro ano do ensino médio. O diretor Bruno falou da satisfação em acompanhar os alunos durante as eleições que aconteceram nesta quita. “A nossa expressão é de satisfação de podermos proporcionar aos alunos da rede pública, esta construção do senso político que cada um dos alunos tem que ter para si, a responsabilidade dos seus direitos e deveres como cidadãos. Como gestor de uma escola como funcionário público, e nosso dever proporcionar isso aos nossos futuros cidadãos”, explicou.

    Na próxima semana serão realizadas outras 4 eleições. Ao todo, serão empossados 24 titulares e 24 suplentes. A cerimônia de posse deve acontecer na primeira semana de abril.

    • Publicações16970
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alunos-do-parlamento-jovem-priorizam-temas-da-saude-educacao-e-seguranca/554236146

    Informações relacionadas

    Dr. Gomes dá boas vindas ao Parlamento Jovem

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)