Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Amagis aciona CNJ contra desconto de IR

    há 11 anos

    A Amagis ingressou no Conselho Nacional de Justiça, no dia 2 de agosto, com um pedido de providências, com liminar, para a suspensão dos descontos de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) sobre o terço constitucional de férias, descontado no contracheque eletrônico referente ao mês de junho deste ano.

    Na resposta enviada pelo TJMG ao ofício nº 048/2013, com parecer da Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos, o Tribunal de Justiça disse que cumpre despacho do dia 21 de maio de 2007, considerando a decisão do Mandado de Segurança nº 1.0000.06.447101-4/000 e ainda acórdão proferido no Recurso Especial 633.396/CE, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). ...o adiantamento da gratificação de férias, por se tratar de parcela de remuneração de férias, é tributado separadamente dos demais rendimentos pagos ao contribuinte no mês de seu pagamento, calculando-se, de imediato, o Imposto de Renda incidente sobre esse adiantamento, em lançamento apartado na folha de pagamento correspondente, em observância às regras estabelecidas pela

    Receita Federal, assinalou o despacho do TJ.

    De acordo com o Departamento Jurídico da Amagis, a fundamentação apresentada colide frontalmente com a legislação vigente, bem como a jurisprudência dos Tribunais Superiores acerca da matéria. De acordo com a súmula 386, do STJ, é reconhecido o caráter indenizatório do terço constitucional relativo a férias não gozadas. São isentas de imposto de renda as indenizações de férias proporcionais e o respectivo adicional, diz a súmula.

    O STF também já havia firmado entendimento segundo o qual é ilegítima a incidência de contribuição previdenciária sobre o adicional de férias e horas, extras por se tratar de verbas indenizatórias.

    • Publicações16585
    • Seguidores104
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/amagis-aciona-cnj-contra-desconto-de-ir/100633077

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)