Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ana Lúcia participa no Seminário Nacional de Direitos Humanos e Juventude

    Na noite da última terça-feira, 17, aconteceu a abertura do Seminário Nacional de Direitos Humanos e Juventude no Teatro Atheneu. A atividade foi promovida pelo Instituto Braços e pelo MNDH.

    Compuseram a mesa de abertura a deputada estadual Ana Lúcia (PT), a professora Angela Melo representando a CUT, drª Lilian Carvalho representando a Promotoria de Justiça, drª Maria Conceição Figueiredo representando a promotoria de Justiça, a Lidia Anjos representando o MNDH, o advogado Thiago Oliveira presidente do Istituto Braços, Alana Santos representante do CONANDA, além de representantes do Conselho Regional de Serviço Social, da Defensoria Pública, do Levante Popular e a representante do Secretaria de Direitos Humanos.

    “A luta pelo direito a alimentação, a habitação, ao transporte, a cultura é necessária. E nessa sociedade tão desigual é um desafio enorme ser lutador dos direitos humanos no nosso país, e para o jovem é mais difícil, pois sofre o preconceito pela idade, e se somar com a classe social e etnia, esse preconceito se torna ainda maior, por isso é fundamental a participação dos jovens nesse evento. A juventude deve ser protagonista, e por isso, como diz Alana deve falar e ser ouvidos pelos adultos, portanto bons encaminhamentos e uma boa luta para vocês”, afirmou Ana Lúcia ao saudar os presentes.

    O presidente do Instituto Braços e advogado, Thiago Oliveira, colocou que os direitos humanos são indivisíveis, logo a luta pelos direitos humanos é a luta pela juventude negra e pobre que está sendo exterminada, pelas comunidades indígenas, pelas mulheres, pelos idosos, pela comunidade LGBTTT e por outros grupos que lutam por seus direitos. “É só na luta que conseguimos colocar os direitos em prática”, ressaltou.

    Foi um momento de grande emoção a entrega dos quadros do artista plástico João Vandenio, que fazem alusão aos deuses da justiça, as pessoas homenageadas que lutam pela conquista plena dos direitos humanos.

    Entre os homenageados e homenageadas o prêmio surpresa foi para a assistente social e militante de longa data das causas da infância e adolescência, Maria José Batista, ou Zezé como todos a conhecem, abriu a sessão de entregas do premio Direitos Humanos de Sergipe.

    Também foram entregues os quadros a professora Angela Melo, pela história do SINTESE, que tem enfrentado há anos o descaso com a educação pública e vem lutando para que realmente a sociedade tenha uma educação de qualidade.

    “Em nome dos professores do SINTESE, em nome dos nossos filiados agradecemos a esse premio que é de todas que lutam por uma sociedade mais justa e por uma educação de qualidade”, declarou.

    Recebeu o premio também a Irmã Diva, o padre Isaias, Ivania do CTB, Marcelo da Adonhs e a representante do MST.

    Ao final da entrega houve a palestra proferida pelo professor drº Roberto da Silva (USP) da área de educação, que explanou sobre o ECA. Segundo ele o Estatuto da Criança e do Adolescente não foi suficiente para garantir a proteção de crianças e adolescentes pobres.

    O professor avaliou que a realidade de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, o que tem prevalecido é o caráter punitivo, não houve garantia da socioeducação. Afirmou ainda que a geração que hoje está nas ruas e nas prisões é a geração do ECA, que para ele é resultado do processo de exclusão que a juventude pobre e em sua maioria negra passa.

    Para Roberto, o diferencial nesse processo de socioeducação aconteceria quando jovens que passaram por essas situações de vulnerabilidade tivessem a oportunidade de se tornarem profissionais na área de educação social, pois saberiam lidar melhor com tais questões. “É preciso emponderar essa juventude, eles precisam ser os próprios operadores do atendimento”, destacou o educador.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ana-lucia-participa-no-seminario-nacional-de-direitos-humanos-e-juventude/100685959

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)