Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Ana Lúcia pede a João Eloy mais segurança para as comunidades quilombolas

    O clima é de muita tensão na Comunidade Quilombola de Brejão dos Negros, localizada no município sergipano de Brejo Grande. Na manhã desta terça-feira, dia 17, a quilombola Silvania da Silva Santos, senhora de família e mãe de cinco filhos, recebeu um soco no rosto de um jovem da região conhecido pelo apelido de Mandioca. Este rapaz é namorado da adolescente quilombola Michele. Moradores da região informam que ele trabalha e mora na propriedade da juíza Rosivan Machado.

    A agressão aconteceu à beira do rio, onde a senhora Silvania lavava roupa junto a Michele e Mandioca quando comentou: “No meu tempo, o namorado ajudava a carregar a roupa”. Mandioca reagiu às palavras de Silvânia com xingamentos ofensivos. Uma moradora de Brejão dos Negros conta que, entre os palavrões, ele ainda teria chamado Silvania de quilombola ladrona de terras , antes de desferir um soco contra seu rosto.

    Muito nervosa e assustada, Silvania contou com o amparo de parentes e vizinhos para denunciar o ocorrido. A população quilombola entrou em contato com a assessoria do INCRA, que encaminhou o caso para o delegado de Japoatã. Por volta do meio-dia policiais foram à região para levar a senhora Silvania ao Hospital mais próximo e registrar o Boletim de Ocorrência.

    MAIS SEGURANÇA

    A deputada Ana Lúcia (PT) participou no começo da tarde de hoje de uma reunião de urgência com o secretário de Estado de Segurança Pública, João Eloy, e o secretário de Estado de Direitos Humanos, Iran Barbosa.

    Diante da violência praticada, que expressa o clima de tensão na região de Brejão dos Negros, a deputada pediu o apoio da segurança pública para evitar conflitos mais sérios. “A gente precisa reforçar a segurança na comunidade quilombola. Por conta do clima tenso que paira na região, qualquer conflito já gera violência. É preciso de uma ação que iniba mais”, alertou a deputada Ana Lúcia.

    Desde o começo do conflito, a deputada está preocupada com a possibilidade das ameaças de morte se concretizarem. A presidente da Associação dos Quilombolas de Brejão dos Negros, Maria Izaltina Silva Santos, afirmou que os quilombolas da região continuam recebendo ameaças constantes, e cada vez mais violentas. “Até agora são só ameaças. Mas nós não podemos deixar que aconteça alguma coisa para pedir e cobrar providências”, avaliou a moradora.

    • Publicações5832
    • Seguidores7
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ana-lucia-pede-a-joao-eloy-mais-seguranca-para-as-comunidades-quilombolas/2690097

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)