Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024

Análise do mundo jurídico para um ingresso de sucesso

O que precisa saber sobre o mundo do direito pra saber levá-lo e não ser derrubado.

Fatos e Expiaes do Curso e da Carreira do Direito

"Dez fatos sobre o curso e a carreira de Direito

Para conhecer mais sobre a carreira e o curso de Direito, o GUIA DO ESTUDANTE conversou com Thiago Marrara, professor de Direito Administrativo, Ambiental e Urbanístico da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Universidade de São Paulo (USP).

Marrara listou dez fatos interessantes sobre a área. Confira!

1. É preciso gostar de lerO material de trabalho do estudante de Direito é a linguagem e as leis. É importante gostar de ler, escrever e de se aprimorar sempre. O Direito é dinâmico, justamente porque lida com a realidade e com as pessoas. É preciso se atualizar constantemente.

2. A escrita é importanteÉ preciso tomar cuidado para não se deixar influenciar pela imagem que o cinema passa sobre a profissão. Muitos filmes americanos com histórias em tribunais mostram o advogado falando sem parar, exaltado, mas isso é o modelo americano. No Brasil é diferente, tudo é muito escrito.

3. O Direito lida com o conflitoOutra característica importante do estudante é a combatividade, pois o Direito lida diretamente com o conflito; o trato com as pessoas e o gosto por questões de humanidades também contam.

4. O curso tem duração de cinco anosEsse é o tempo que você levará, no mínimo, para se formar. Os cursos são diurnos ou noturnos na maioria das universidades, mas também podem ser integrais.

Com um grande déficit na área do saneamento básico, o Brasil ainda convive com muitas doenças provocadas por parasitas. Entre as protozooses (causadas por protozoários), destacam-se a malária e a doença de chagas. Já entre as verminoses (causadas por vermes), os males mais comuns são a esquistossomose (“barriga d’água”), a ascaridíase (“lombriga”), a teníase (“solitária”) e a ancilostomíase (“amarelão”).

5. A maioria das disciplinas são teóricasAs aulas abordam questões de humanas, como Filosofia e Sociologia. Treina-se também a parte da oratória, com seminários onde estudantes apresentam um tema e exercitam fala e argumentação.

6. O estágio é obrigatórioTodo estudante precisa estagiar. Para ajudá-los, as universidades costumam ter convênio com fóruns, por exemplo, onde os alunos podem trabalhar.

7. Há diferentes caminhos depois da graduaçãoSe você quer seguir na área acadêmica, pode fazer mestrado e doutorado. Outro caminho são as especializações, cursos de um ano e meio de duração com conteúdo mais específico, como Direito Empresarial e Direito Econômico.

8. Só o diploma universitário não bastaNão se consegue ser advogado, juiz ou promotor apenas com o diploma da universidade. É preciso passar por provas, como da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do Ministério Público (para quem quer ser promotor).

As razões trigonométricas são definidas com base nas relações entre as medidas dos lados dos triângulos retângulos e dos ângulos formados entre eles. A partir dessas relações, chegamos as razões seno, cosseno e tangente. Nesta aula você também revê os conceitos básicos da circunferência trigonométrica.

9. Várias carreiras só podem ser seguidas por quem cursou Direito Advogado, procurador (o advogado de um município, estado ou da União), promotor de justiça, magistratura (juiz), delegado de polícia, tabelião e professor de Direito são áreas que exigem o diploma do curso. Já outras não são exclusivas, mas quem fez o curso tem uma boa base, como diplomata e administrador público.

10. Há demanda por professoresCom a criação de novas universidades e cursos de Direito, professores estão cada vez mais requisitados. Quem seguir a área acadêmica pode ter boas chances no mercado."

http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/dez-fatos-sobreocursoea-carreira...


Por Guilherme Dearo

access_time16 set 2011, 17h02 - Atualizado em 24 fev 2017, 16h12

chat_bubble_outlinemore_horiz

Definition of Law

"data-medium-file=""data-large-file=""class="aligncenter size-medium wp-image-71"src="https://abrilguiadoestudante.files.wordpress.com/2016/12/direito1-300x200.jpg?quality=70&strip=all&w=300&h=200"alt=""style="border: 0px; margin: 0px; padding: 0px; box-sizing: border-box; list-style: none; outline: 0px; text-decoration: none; max-width: 100%; height: auto;">" data-medium-file="" data-large-file="" class="aligncenter size-medium wp-image-81" src="https://abrilguiadoestudante.files.wordpress.com/2016/12/direito2-300x200.jpg?quality=70&strip=all&strip=all" alt="" style="border: 0px; margin: 0px; padding: 0px; box-sizing: border-box; list-style: none; outline: 0px; text-decoration: none; max-width: 100%; height: auto;">


Fatos e Expiaes do Curso e da Carreira do Direito

5 coisas que você precisa saber sobre o curso de Direito

"O curso de Direito é o queridinho das Ciências Humanas. É você falar que vai fazer que todo mundo parabeniza, aplaude. Para que você não caia na armadilha de fazer um curso porque disseram que é bom, fizemos uma lista com cinco coisas que você precisa saber sobre este bacharelado.

Primeiro: Direito é uma ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Se você não gosta muito de leituras longas, pense bem, você vai se deparar com “livros grandes” como os códigos civis e tributários.

Segunda coisa: o estudante tem três caminhos depois que se forma: a advocacia; a carreira jurídica (concursos públicos para promotor e juiz) e a academia, você pode se tornar professor em faculdades públicas ou privadas.

Terceira coisa: se você optar pela advocacia, vai ter que prestar o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Depois da prova do Enem e do vestibular, o teste é um dos mais temidos pelos alunos. É necessário dedicação para ser aprovado.

Quarta coisa: o curso tem duração média de 5 anos. É generalista e enfatiza as Ciências Humanas. Nos três primeiros anos, o aluno se depara com teoria. Tem aulas de português, sociologia, teoria do estado e economia. Nos últimos semestres, aparece a parte prática com simulações de julgamentos. O trabalho de conclusão de curso (Tcc) e o estágio são obrigatórios.

Quinta coisa: o mercado de trabalho tem muitas oportunidades para os bachareis em Direito. Dentre as áreas mais aquecidas, estão: compliance e ética, tributária, trabalhista e recuperação judicial e de crédito.

Gostou do curso? Veja abaixo quais as áreas que você pode explorar.

http://guiadoestudante.abril.com.br/blog/pordentrodasprofissoes/5-coisas-que-voce-precisa-saber-sobr...

// O que você pode fazer?

Arbitragem internacional

Resolver disputas comerciais, fiscais e aduaneiras entre governos, empresas ou instituições de diferentes países

Direito civil

Representar interesses individuais e particulares em ações referentes a propriedade e posse de bens, questões familiares ou transações comerciais. A área engloba várias especializações: direito das pessoas, dos bens, dos fatos jurídicos, de família, das coisas, das obrigações e das sucessões.

Direito Administrativo

Aplicar a legislação que regulamenta órgãos e poderes públicos em sua relação com a sociedade.

Direito Ambiental

Trabalhar com questões que envolvam a relação do homem com o meio ambiente.

Direito Comercial

Intermediar as relações jurídicas no comércio. Aplicar as legislações federal, estaduais e municipais na abertura, no funcionamento e no encerramento de estabelecimentos comerciais.

Direito da Tecnologia da informação

Analisar as questões jurídicas ligadas ao uso da informática e às relações entre usuários, agentes e fornecedores, como provedores de internet, empresas de softwares, bancos e lojas virtuais.

Direito do consumidor

Aplicar as normas que concedem aos cidadãos direitos perante fornecedores de bens e serviços.

Direito Contratual

Representar pessoas físicas ou jurídicas na elaboração e na assinatura de contratos de compra e venda de bens ou serviços.

Direito de propriedade intelectual

Preservar e defender os direitos de autores sobre sua obra e protegê-los de roubos e falsificações.

Direito penal ou criminal

Preparar e apresentar a defesa ou acusação em ações referentes a crimes ou contravenções contra pessoas físicas ou jurídicas

Direito trabalhista e previdenciário

Representar pessoas ou empresas em disputas entre empregado e empregador, questões sindicais ou de previdência social.

Direito tributário

Cuidar de princípios e normas relativos à arrecadação de impostos e taxas, obrigações tributárias e atribuições dos órgãos fiscalizadores.

Advocacia pública

Defender cidadãos que não podem pagar processos judiciais. Atuar como procurador municipal, estadual ou da União, representando seus interesses, zelando pela legalidade dos atos do Poder Executivo em ações como licitações e concorrências públicas.

Delegacia de polícia

Elaborar inquéritos policiais, chefiar investigações e emitir documentos públicos.

Magistratura

Julgar processos e expedir mandados de prisão, de busca ou apreensão. O juiz federal julga causas de interesse da União que envolvam tributos federais e previdência social. O juiz da Justiça comum decide conflitos entre pessoas físicas, jurídicas e o poder público que não digam respeito à União, como questões de família e de tributos estaduais e municipais.

Ministério público

Defender os interesses da sociedade perante o juiz, promover ações penais, apurar responsabilidades e fiscalizar o cumprimento das leis. O promotor de Justiça representa os interesses dos portadores de deficiência e dos ausentes. Tutela direitos da criança, do adolescente e da família e ocupa-se das causas sociais, como defesa do ambiente, dos direitos do consumidor e do patrimônio cultural e histórico. Como procurador da Justiça, o bacharel exerce essas mesmas funções, só que em tribunais."


Por Tati de Assis

access_time18 nov 2015, 17h05 - Atualizado em 24 fev 2017, 15h16

chat_bubble_outlinemore_horiz

O estudante de Direito que optar pela advocacia poderá defender os interesses de clientes em diversos campos (Créditos: Morgue File)


Fatos e Expiaes do Curso e da Carreira do Direito

Brasil, sozinho, tem mais faculdades de Direito que todos os países

quinta-feira, 14 de outubro de 2010 às 10h20

Brasília, 14/10/2010 - O Brasil tem mais faculdades de Direito do que todos os países no mundo, juntos. Existem 1.240 cursos para a formação de advogados em território nacional enquanto no resto do planeta a soma chega a 1.100 universidades. Os números foram informados pelo representante do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o advogado catarinense Jefferson Kravchychyn. "Temos 1.240 faculdades de direito. No restante do mundo, incluindo China, Estados Unidos, Europa e África, temos 1.100 cursos, segundo os últimos dados que tivemos acesso", disse o conselheiro do CNJ.

Segundo ele, sem o exame de ordem, prova obrigatória para o ingresso no mercado jurídico, o número de advogados no País -que está próximo dos 800 mil seria muito maior. "Se não tivéssemos a OAB teríamos um número maior de advogados do que todo o mundo. Temos um estoque de mais de 3 milhões de bacharéis que não estão inscritos na Ordem", afirmou Kravchychyn. (IG)

http://www.oab.org.br/noticia/20734/brasil-sozinho-tem-mais-faculdades-de-direito-que-todos-os-paise...


Excesso de faculdades de Direito implode o mercado de trabalho

6 de setembro de 2015, 8h00

Por Vladimir Passos de Freitas

O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil levou ao conhecimento do Conselho Nacional de Justiça que o Brasil já conta com 1.280 Faculdades de Direito, com quase 800 mil advogados inscritos na entidade e cerca de 3 milhões não aprovados no Exame de Ordem, sendo que o restante do mundo possui em torno de 1.100 cursos.

http://www.conjur.com.br/2015-set-06/segunda-leitura-excesso-faculdades-direito-implodem-mercado-tra...


Publicado em 17/03/2017 às 16h47

  • Sobre o autorAdmirador de Direito Constitucional, Civil e Teológico
  • Publicações509
  • Seguidores267
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações159
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/analise-do-mundo-juridico-para-um-ingresso-de-sucesso/439860062

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)