Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Anamatra defende competência da Justiça do Trabalho para julgamento de ações decorrentes de acidentes de trabalho

    O diretor de Assuntos Legislativos, Luiz Colussi, representou a Anamatra em audiência pública que debateu os acidentes de trabalho com foco na competência para o julgamento de ações em que a União, entidades autárquicas, empresas públicas ou sociedades de economia mista federal forem interessadas. A audiência, realizada ontem (13/4) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal, debateu a Proposta de Emenda Complementar (PEC) nº 127/15, que transfere a competência nesses casos, hoje da Justiça Estadual, para a Justiça Federal.

    Em sua intervenção, Luiz Colussi sugeriu alterações à PEC de forma a garantir a manutenção da competência da Justiça do Trabalho nas ações indenizatórias decorrentes de acidentes de trabalho que envolverem empresas públicas e sociedades de economia mista, conforme nota técnica elaborada pela Anamatra entregue a parlamentares, e sugestão de emenda (nº 3), apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS) em Plenário. “Essa questão precisa ser discutida com mais clareza. A Justiça do Trabalho é o ramo especializado para julgar as questões que envolvem diretamente o trabalhador e os seus direitos”, disse.

    O magistrado também apresentou à reflexão a especificidade do juiz do Trabalho com relação a toda e qualquer causa decorrente não apenas das relações trabalhistas, mas de outros direitos sociais. “As questões previdenciárias e demais aspectos relacionados ao trabalho poderiam ser apreciados pela Justiça do Trabalho. É um assunto que está fora da PEC, mas que também deveria ser debatido no futuro entre os operadores do Direito”.

    Além da Anamatra, a audiência pública contou com a participação de representantes da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), do INSS, do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, da Advocacia-Geral da União (AGU) e do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP).
    • Publicações30288
    • Seguidores632634
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações46
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anamatra-defende-competencia-da-justica-do-trabalho-para-julgamento-de-acoes-decorrentes-de-acidentes-de-trabalho/325681029

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)