Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    ANASTASIA QUER AUMENTAR NÚCLEOS DE PREVENÇÃO À CRIMINALIDADE

    há 13 anos

    SANTA LUZIA - O governador Antonio Anastasia visitou, nesta quarta-feira (12), a nova sede do Núcleo de Prevenção à Criminalidade do bairro Palmital, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O núcleo funciona no bairro desde 2005 e abriga uma unidade do programa de controle de homicídios “Fica Vivo!” e outra do programa “Mediação de Conflitos”, responsáveis pela redução dos índices de criminalidade na região que, até o ano 2000, era considerada uma das áreas mais violentas da RMBH. Após a implantação do núcleo, de 2006 a 2010, houve uma redução de 58,5% nos crimes violentos e 53,1% dos homicídios na região do Palmital.

    Antonio Anastasia adiantou que a determinação repassada à Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) é para expandir os Núcleos de Prevenção à Criminalidade para as demais cidades da RMBH e também no interior do Estado. Atualmente, existem 38 núcleos no Estado, nos quais foram realizados 95 mil atendimentos jurídico-sociais extrajudiciais e casos de conflitos por meio do programa Mediação de Conflitos e 64 mil atendimentos a jovens do Fica Vivo!. Também fazem parte dos núcleos os programas Central de Penas Alternativas e Reintegração Social do Egresso do Sistema Prisional.

    “Queremos levar os núcleos para todas aquelas áreas que são mais delicadas na questão de segurança pública. Pelo menos ao longo dos próximos quatro anos, chegar a 100 unidades. Sabemos que o Fica Vivo! é um projeto muito aplaudido, então, temos de nos esforçar para que ele esteja presente em toda Minas”, destacou o governador.

    Os resultados alcançados desde o início do projeto, há cinco anos, colocaram o Estado à frente dos demais no quadro nacional do tratamento preventivo da criminalidade. A informação é do Defensor Público Rafael Boechat, que esteve presente na visita representando a Defensoria Pública de Minas (DPMG). “É uma avaliação excelente, considerando todo o trabalho de prevenção desenvolvido até hoje com os jovens da região e com a comunidade”, salienta o coordenador de Projetos e Convênios da DPMG.

    O governador estava acompanhado do secretário de Estado de Defesa Social, Lafayette Andrada, e da gestora social dos Núcleos de Prevenção à Criminalidade de Santa Luzia, Marice Ceres, e de representantes das forças de segurança do Estado.

    A nova sede do Núcleo de Prevenção à Criminalidade do Palmital está instalada em uma casa onde funcionava a 69ª Cia da Polícia Militar e atende os setores 6 e 7 (Palmital A), Palmital B, Vila das Antenas, Nova Conquista, Nova Esperança e São Cosme.

    Saiba mais sobre a visita e os programas de prevenção à criminalidade, clicando aqui.

    Fonte: Agência Minas com informações da Ascom/DPMG

    Osvaldo Afonso/Secom MG

    Governador Antonio Anastasia durante visita ao núcleo do Palmital

    Jovens entre 4 e 17, das oficinas de dança de rua, taekwondo e grafitti, fazem apresentação durante visita do governador Antonio Anastasia, e outras autoridades ao Núcleo do Palmital

    • Publicações7681
    • Seguidores48
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações72
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anastasia-quer-aumentar-nucleos-de-prevencao-a-criminalidade/2535319

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)