Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Anna Maria Niemeyer deixa assinatura na decoração de espaços e no mobiliário do STJ

    há 12 anos

    Anna Maria Niemeyer, falecida no Rio de Janeiro no último dia 6, aos 82 anos, deixou como marca de seu trabalho a ambientação de muitos dos espaços do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além de várias peças de mobiliário utilizadas nas atividades diárias da Corte.

    Filha do arquiteto Oscar Niemeyer, que projetou a sede do STJ, Anna Maria trabalhava com decoração de interiores e realizou vários projetos em parceria com o pai. É dela, por exemplo, o design da mesa do palco e das bancadas da cabine de som e tradução do auditório do STJ.

    São dela também as bancadas curvas para os ministros, localizadas na sala do Tribunal Pleno, bem como a mesa da presidência e a dos taquígrafos. O Pleno não tem funções jurisdicionais, mas nesta sala os ministros do STJ se reúnem para tomar algumas decisões importantes, como a eleição dos dirigentes do Tribunal e a aprovação das listas para escolha de novos membros. Também é na sala do Pleno que se realizam as solenidades de posse dos ministros.

    Anna Maria Niemeyer assinou centenas de peças na sede do STJ, como as bancadas da lanchonete e as bancadas de apoio do restaurante dos ministros. Seu trabalho ainda pode ser visto nas bancadas das churrasqueiras e nas bancadas de atendimento no hall dos elevadores.

    Outros projetos

    Antes do STJ, a artista que foi funcionária da Novacap e morou em Brasília de 1960 a 1973 já havia assinado inúmeros projetos, entre eles mobiliários nos Palácios da Alvorada e do Planalto, no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal.

    A artista criou móveis que foram apresentados em diversos museus e exposições do Brasil e do mundo. Seus trabalhos já foram vistos no Centro Georges Pompidou, em Paris; no Chiöstro Grande, em Florença; na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque; no Salão de Paris; na Feira Internacional de Colônia; no Salão do Móvel, em Pádua, e no Salão Internacional do Móvel de Milão.

    Anna Maria Niemeyer também investiu no design de interiores, realizando os projetos de decoração do Parlamento Latino-Americano, em São Paulo. Nos últimos anos vinha se dedicando aos trabalhos da Galeria Anna Maria Niemeyer, criada em 1977, com sede no Shopping da Gávea, no Rio de Janeiro.

    Fotos:

    • Publicações19150
    • Seguidores13386
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações504
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/anna-maria-niemeyer-deixa-assinatura-na-decoracao-de-espacos-e-no-mobiliario-do-stj/3160591

    Informações relacionadas

    Projetado por Niemeyer, TST reflete traços únicos do arquiteto

    Notíciashá 12 anos

    Anna Maria Niemeyer (1929-2012) - Galerista e parceira do pai, Oscar

    Superior Tribunal de Justiça
    Notíciashá 11 anos

    Niemeyer na eternidade

    Notíciashá 12 anos

    Filha única de Niemeyer morre aos 82 anos

    Agência Brasil
    Notíciashá 11 anos

    Niemeyer marcou um novo estilo de fazer arquitetura

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)