Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aplicativo ajuda trabalhadoras domésticas a conhecerem seus direitos

    Publicado por Justificando
    há 7 anos

    A ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos desenvolveu um aplicativo para smartphones que divulga informações sobre os direitos de trabalhadoras domésticas e facilita o contato entre as profissionais. Intitulado “Laudelina”, o aplicativo deverá ser concluído até o final de outubro e lançado oficialmente em dezembro deste ano, mas sua versão beta já pode ser baixada na Google Play Store gratuitamente por qualquer pessoa que possua um telefone celular com o sistema Android.

    Além de apresentar um guia sobre os direitos trabalhistas, o Laudelina possui ferramentas que calculam salários, benefícios e valores da rescisão contratual. O aplicativo também possibilita a criação de rede de contatos entre trabalhadoras e suas entidades representativas, lista de telefones e endereços úteis, e disponibiliza espaço para denúncias de abusos.

    “Nosso principal objetivo é a implementação dos novos direitos da categoria, garantindo informação e conhecimento, além da formação de redes entre trabalhadoras domésticas, e delas com seus sindicatos e órgãos de proteção”, explica a assessora jurídica e coordenadora do projeto, Lívia Zanatta.

    O projeto do Laudelina foi um dos ganhadores do Prêmio Desafio de Impacto Social Google de 2016. O aplicativo foi nomeado em homenagem a Laudelina de Campos Melo, ativista sindical e trabalhadora doméstica que criou a primeira associação da categoria, em 1936.

    Informações do MPT.

    • Sobre o autorMentes inquietas pensam Direito.
    • Publicações6576
    • Seguidores939
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações35
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aplicativo-ajuda-trabalhadoras-domesticas-a-conhecerem-seus-direitos/509881709

    Informações relacionadas

    Thiago Pires, Advogado
    Notíciasano passado

    Trabalhadora doméstica é resgatada após 30 anos em condições análogas a escravidão.

    Raquel Queiroz, Consultor Jurídico
    Artigoshá 7 anos

    Conheça os 20 direitos de todos os trabalhadores

    Charles Carvalho, Advogado
    Artigoshá 4 meses

    Os direitos trabalhistas das empregadas domésticas

    André Mansur, Advogado
    Notíciashá 3 anos

    Patrão que demitiu doméstica pelo WhatsApp é condenado

    André Soares, Advogado
    Artigosano passado

    Diarista x Empregada Doméstica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)