Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Após ação do MPF, Inep deverá garantir acesso à redação a participantes do exame que certifica a competência de jovens e adultos

    O Encceja comprova a conclusão do ensino fundamental a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada

    há 9 anos

    A pedido do Ministério Público Federal em São Paulo, a Justiça Federal determinou que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilize aos participantes do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2015 vista de suas provas de redação, inclusive o espelho de correções. O instituto também deverá incluir nos próximos editais do exame cláusula que faculte aos participantes o acesso às referidas provas.

    O Encceja é um exame de certificação no nível de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio (este apenas no exterior, sendo o Enem utilizado atualmente no Brasil), ofertado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada. O Inep é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, responsável pela realização do Encceja, bem como da prova do Enem, em todo o território nacional.

    Um dos objetivos do Encceja é possibilitar a constituição de parâmetros para autoavaliação do participante, com objetivo de dar continuidade à sua formação e inserção no mundo do trabalho. Para tanto, é imprescindível o acesso à vista da prova, inclusive de redação, que integra o processo de aprendizagem e contribui para o crescimento pessoal e intelectual do examinado (transformação emancipadora), conforme ressaltado na ação que deu origem à determinação da Justiça.

    O Inep, na realização das provas do Enem, já possibilita o acesso à redação desde 2011, quando foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta entre o instituto e o MPF. Mesmo possuindo os espelhos de correção digitalizados, a autarquia alega que não dispõe de “recursos humanos e materiais” para possibilitar a vista da prova de redação aos cerca de 100 mil participantes, mas o faz para os mais de 6 milhões de participantes do Enem).

    Conforme a sentença da juiz federal Tiago Bologna Dias, o Inep deverá disponibilizar a vista das provas de redação dos participantes do Encceja 2015 em no máximo 120 dias e deverá incluir a opção da vista nos editais de todos os futuros exames.

    Leia a íntegra da ação e da sentença. O número do processo é 0011031-06.2015.403.6100. Para consultar a tramitação, acesse http://www.jfsp.jus.br/

    Assessoria de Comunicação
    Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
    Informações à imprensa: Gabriela Brunelli
    (11) 3269-5068 / 5368 / 5170
    prsp-ascom@mpf.mp.br
    twitter.com/mpf_sp




    • Publicações37267
    • Seguidores712
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações159
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-acao-do-mpf-inep-devera-garantir-acesso-a-redacao-a-participantes-do-exame-que-certifica-a-competencia-de-jovens-e-adultos/397076419

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)