Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
5 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Após desistência do autor, ação de reconhecimento de paternidade não pode ser reaberta

    Caso o autor de ação de investigação de paternidade desista do processo, ele não poderá ser reaberto; será preciso ajuizar uma nova ação. Segundo entendimento da Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), o juiz não pode emitir nova decisão que torne sem efeito a sentença anteriormente proferida – a qual extinguiu o processo sem resolução de mérito em razão de desistência.

    A tese foi aplicada no julgamento de recurso especial em um processo de investigação de paternidade, com pedido de alimentos provisórios. A Turma seguiu o voto da relatora, ministra Nancy Andrighi, e deu provimento ao recurso para declarar extinto o processo, sem resolução de mérito.

    No caso, a sentença extinguiu o processo sem exame de mérito a pedido da parte autora, após acordo extrajudicial com o investigado. Em razão do descumprimento do pacto, a autora solicitou o prosseguimento da ação a partir do momento em que houve a desistência. O pedido foi acolhido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que entendeu que não haveria prejuízo com a retomada da ação.

    Contudo, segundo a ministra Nancy Andrighi, nem esse argumento do TJRS nem a alegação de descumprimento do acordo extrajudicial caracterizam exceção ao princípio da inalterabilidade da sentença após sua publicação. A existência do acordo não foi comprovada, nem mesmo foi pleiteada a sua homologação judicial, o que levou o réu a recorrer ao STJ.

    A ministra ressaltou que permanece para a autora o direito de ainda buscar a tutela estatal, desde que inicie nova ação.

    O número deste processo não é divulgado em razão de segredo judicial.

    • Publicações9072
    • Seguidores218
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1662
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-desistencia-do-autor-acao-de-reconhecimento-de-paternidade-nao-pode-ser-reaberta/123278156

    Informações relacionadas

    Cairo Cardoso Garcia- Adv, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Pedido de desistência em prosseguir com a ação

    Diego Carvalho, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    Pedido de Desistência da Ação - Modelo CPC /2015

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul TJ-RS - Apelação Cível: AC XXXXX RS

    Davis Arêa Leão, Estudante de Direito
    Modeloshá 7 anos

    [MODELO] Pedido de Extinção do Processo sem Resolução de Mérito

    Tays Lira, Juiz de Direito
    Modeloshá 4 anos

    Ação negatória de paternidade c/c pedido de anulação de registro civil e exoneração de alimentos.

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Pedi o cancelamento de um processo e nao cancelaram. O que devo fazer ? Ja se passou 4 anos do pedido de cancelamento continuar lendo