Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Após notificação do MPE, Estado suspende cobrança de taxa para emissão de certidão de antecedentes criminais

    Após notificação recomendatória do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Segurança Pública resolveu suspender a cobrança de taxas para emissão de certidões ou atestados negativos de antecedentes criminais emitidos pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). De acordo com o MPE, a Constituição Federal assegura o direito a obtenção de certidões em repartições públicas, para defesa de direitos e esclarecimentos de interesse pessoal, independentemente do pagamento de taxas.

    O promotor de Justiça Ezequiel Borges explica que, antes da notificação recomendatória do MPE, apenas pessoas desempregadas possuíam a isenção do pagamento de taxa para obtenção da referida certidão. O representante do Ministério Público argumenta que o dispositivo constitucional que assegura a gratuidade na obtenção de certidões não faz nenhuma ressalva e é estendida a todos os brasileiros e aos estrangeiros residentes no pais.

    É inconceptível que o Estado garanta o pleno exercício do direito de certidão a uma parcela dos cidadãos e, no entanto, embaraça-o em relação à outra que representa, consideravelmente, aqueles que dependem do documento para obtenção de um emprego, inclusive na própria Administração Pública, disse o promotor de Justiça.

    Segundo ele, a Secretaria de Estado de Segurança Pública acolheu a notificação recomendatória do Ministério Público, com parecer favorável da Procuradoria Geral do Estado, e determinou a suspensão da cobrança. Até então, o valor cobrado era de R$ 58,00.

    • Publicações5272
    • Seguidores41
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-notificacao-do-mpe-estado-suspende-cobranca-de-taxa-para-emissao-de-certidao-de-antecedentes-criminais/100462455

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)