Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
2 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Após pedido da Defensoria Pública de SP, decisão da Justiça garante alimentação aos detentos que aguardarem audiências no fórum de Suzano

    há 13 anos

    A Defensoria Pública de SP em Mogi das Cruzes obteve decisão liminar que garante alimentação aos presos que aguardarem a realização de audiências judiciais no fórum de Suzano (34 km da Capital). O Defensor Público Rafael de Souza Miranda ajuizou uma ação civil pública (ACP) após a constatação de que os presos requisitados para participar das audiências permanecem todo o dia sem receber nenhuma alimentação.

    De acordo com o Defensor, o problema se arrasta há meses sem a tomada de nenhuma providência. “É inimaginável num Estado Democrático Social e Humano de Direito que presos, sem o fornecimento de refeições ao longo de um dia inteiro, sejam submetidos a interrogatório judicial”, argumenta Miranda na ação.

    O pedido liminar foi aceito pela 3ª Vara Cível da Comarca. Com a decisao, o Estado deverá providenciar o fornecimento de lanches ou marmitas aos detidos no Fórum de Suzano. O lanche deverá seguir o padrão já adotado pela Secretaria de Administração Penitenciária: um kit composto de dois sanduíches de pão francês e recheio protéico e suco de frutas.

    “A alimentação deverá ser entregue aos policiais militares que atuam no Fórum, junto à carceragem, incumbindo ao CDP orientar esses policiais quanto aos procedimentos relativos aos cuidados necessários para manutenção da qualidade da alimentação para consume, bem como eventuais procedimentos de segurança – revista, etc - necessários com relação à alimentação”, determinou o juiz Daniel Fabretti.

    Para ele, “privar a pessoa de alimentação por tão longo período mostra-se incompatível com a dignidade da pessoa humana e com o direito à proteção da saúde pelo Estado”.

    • Publicações1708
    • Seguidores210
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações393
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apos-pedido-da-defensoria-publica-de-sp-decisao-da-justica-garante-alimentacao-aos-detentos-que-aguardarem-audiencias-no-forum-de-suzano/2528723

    Informações relacionadas

    Instituto Pro Bono
    Notíciashá 3 anos

    Estado de SP é obrigado a fornecer alimentação a presos em audiência de custódia ou em “trânsito” após denúncias

    Defensoria Pública de São Paulo
    Notíciashá 12 anos

    Após ação da Defensoria Pública de SP, Justiça concede liminar que suspende plantação de eucalipto em Taubaté e Redenção da Serra

    Defensoria Pública de São Paulo
    Notíciashá 14 anos

    Defensoria Pública de SP em Taubaté move ações em razão de mortes e omissões no pronto-socorro do município

    São Luiz do Paraitinga: Defensoria Pública de São Paulo ajuíza ação coletiva em favor de cerca de 400 famílias e pede providências do poder público

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)