Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Apple e Claro foram condenadas a indenizarem consumidor de Goiânia por Iphone comprado sem carregador e fone de ouvido.

    Publicado por Lucas Ferreira
    há 2 anos

    Murilo Vieira de Faria, Juiz de Direito do 4º Juizado Especial Cível da Comarca de Goiânia-GO, condenou a Apple Computer Brasil Ltda. e a Claro S.A a pagarem indenização por danos morais, de forma solidária, a um cliente que comprou um iPhone 13 Pro Max 256 GB sem adaptador de carregador e fone de ouvido. O valor arbitrado foi de R$ 5 mil reais.

    As empresas também foram condenadas a ressarcir o consumidor pelo valor pago na aquisição desses itens, bem como a Apple deverá entregar os itens sem custo ao Autor.

    Em síntese da sentença, entendeu o Magistrado que "não é razoável a comercialização de bem durável sem item essencial para sua utilização como é o caso do carregador e do fone de ouvido, resultando em uma espécie de venda casada por via indireta, pois obriga o consumidor a adquirir o carregador e o fone separadamente aumentando os lucros da empresa ré".

    Na defesa, a Claro argumentou que não era parte legítima a figurar no polo passivo da ação, requerendo que fosse retirada do processo. O magistrado, contudo, não acolheu o pedido.

    Fundamentando a sua decisão, o Juiz assim dispôs: "De acordo com a Teoria da Aparência, deve ser responsabilizado o fornecedor aparente de produtos e serviços, ou seja, aquele que faz veicular ou se utiliza da informação negocial. A 'aparência' desperta a confiança do consumidor e leva à responsabilização pelos eventuais vícios ou defeitos na prestação pela cadeia de fornecimento."

    E ainda: "No caso a Requerida faz parte do mesmo grupo econômico da empresa que se pretende 'retificar', ensejando a teoria da aparência, não havendo que se falar em necessidade de alteração do polo passivo, motivo pelo qual deixo de acolher tal preliminar."

    Processo de nº: 5011100-13.2022.8.09.0051

    ⚠ Recomendamos que você consumidor, busque orientação de um profissional especialista para analisar as peculiaridades e possibilidades relativas ao seu caso e saber se possui direito a uma indenização.

    • Sobre o autorAdvogado Trabalhista especialista em Negociação, Contratos e Compliance.
    • Publicações23
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações209
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/apple-e-claro-foram-condenadas-a-indenizarem-consumidor-de-goiania-por-iphone-comprado-sem-carregador-e-fone-de-ouvido/1431621217

    Informações relacionadas

    Petição - TJAL - Ação Direito Civil - Procedimento do Juizado Especial Cível

    Petição Inicial - Ação Indenização por Dano Material contra Apple Computer Brasil

    Petição Inicial - TJBA - Ação de Obrigação de Fazer Indenização c/c Indenização por Danos Materiais e Morais - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Apple Computer Brasil e Magazine Luiza

    Notíciashá 16 anos

    Promoção condicionada à existência do produto em estoque não caracteriza propaganda enganosa

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)