Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
7 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aprendiz com baixo rendimento escolar não tem direito à reintegração no emprego

    Publicado por Âmbito Jurídico
    há 9 anos

    Uma jovem aprendiz com baixo rendimento escolar não obteve o direito de ser reintegrada ao trabalho no Banco do Brasil. A decisão foi do juízo da 7ª Vara do Trabalho de Brasília. Segundo informações dos autos, a autora da ação foi reprovada na escola em 2013 e não estava matriculada no ano letivo de 2014.

    As provas reunidas no processo indicam ainda que a jovem gozou de licença maternidade no período de 6 de julho a 3 de novembro de 2013, mas não retornou ao local de trabalho ao fim do prazo do benefício. A entidade responsável pela intermediação do contrato de aprendizagem, a Casa de Ismael Lar da Criança, tentou – sem sucesso – diversas vezes localizar a jovem por telefone.

    Além do baixo rendimento escolar, a coordenação do programa também foi informada de que a jovem faltou muitas aulas no primeiro semestre de 2013, não compareceu à unidade de aprendizagem prática e não justificou as ausências a partir de 25 de novembro de 2013. Em janeiro de 2014, a mãe da jovem noticiou ao Banco do Brasil e à Casa de Ismael que a aprendiz estava novamente grávida.

    Conforme o juízo responsável pela sentença, uma testemunha ouvida no caso confirmou a falta de compromisso da jovem com o contrato de aprendizagem. A decisão destacou que a Lei nº 10.079/2000 elenca quatro hipóteses para ruptura do contrato de aprendizagem: desempenho insuficiente ou inadaptação do aprendiz; falta disciplinar grave; ausência injustificada à escola que implique perda do ano letivo; ou a pedido do aprendiz.

    “O pressuposto lógico do contrato de aprendizagem é a matrícula e frequência à instituição de ensino, o que não mais ocorre no caso vertente, restando, ainda, evidenciado o desempenho insuficiente da autora. Assim, a ruptura do contrato de aprendizagem da autora encontra-se plenamente justificada”, concluiu o juízo da 7ª Vara.

    (Bianca Nascimento)

    Processo nº 0000594-04.2014.5.10.007

    • Publicações48958
    • Seguidores670
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações244
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprendiz-com-baixo-rendimento-escolar-nao-tem-direito-a-reintegracao-no-emprego/191907181

    Informações relacionadas

    JurisWay
    Notíciashá 9 anos

    Aprendiz com baixo rendimento escolar não tem direito à reintegração no emprego

    Tribunal Superior do Trabalho
    Notíciashá 9 anos

    Menor aprendiz que engravidou durante contrato consegue reintegração

    Elaine Cristina de Oliveira, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Jovem Aprendiz - Saiba seus Direitos

    Contexto Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Estabilidade de gestante é assegurada a menor aprendiz dispensada durante licença-maternidade

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)