Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Setembro de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovada proibição de corte de energia na casa de doente crônico

    Sete projetos foram aprovados pela Assembleia Legislativa nesta terça-feira (14/5). Entre eles, o Projeto de Lei 060/13, da deputada estadual Mara Caseiro (PTdoB) que dispõe sobre o direito à continuidade no fornecimento de energia elétrica ao portador de doença ou patologia cujo tratamento ou procedimento médico requeira o uso continuado de aparelhos.

    Para usufruir deste benefício, os moradores do local onde reside o paciente devem comprovar esta condição à concessionária que presta o serviço. Se a empresa fornecedora de energia elétrica descumprir a determinação, sob qualquer pretexto, estará sujeita ao pagamento de multa diária de 500 Uferms (Unidades Fiscais Estaduais de Referência de Mato Grosso do Sul), valor superior a R$ 8,5 mil.

    A garantia de continuidade no fornecimento do serviço não isenta o consumidor do pagamento das faturas devidas. A proposta também autoriza o Poder Executivo a conceder isenção de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) à concessionária, sobre o valor cobrado da residência do paciente beneficiado.

    Também da Mara Caseiro, os parlamentares aprovaram em primeira votação o Projeto de Lei 061, que estabelece prioridade de matrícula nos estabelecimentos de ensino da rede pública do Estado para os filhos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar..

    Benefício fiscal - O Projeto de lei 057/13, dos deputados Felipe Orro (PDT) e Laerte Tetila (PT), que dispõe sobre a concessão de benefício fiscal nas vendas de motocicletas para mototaxista e moto-entregador, foi aprovado em primeira votação. A proposição reduz de três para dois anos o prazo para aquisição de motos com isenção fiscal.

    Em discussão única, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo 08/13, do deputado Amarildo Cruz (PT), que susta, na forma do disposto no inciso VII do artigo 63 da Constituição Estadual, o artigo 10 do Decreto Estadual nº 13.141, de 31 de março de 2011, que regulamenta o programa de reserva de vagas em concurso público para provimento de cargos no Estado.

    Dois projetos foram aprovados e segunda votação. O Projeto de Lei 040/13, do Poder Executivo, prevê reordenamento do Conselho de Conflitos Sociais. O Projeto de Resolução 12/13, do deputado Junior Mochi (PMDB), cria a Comissão de Assistência Social e Seguridade Social.

    Por fim, foi aprovado em discussão única o Projeto de Resolução 019/13, do deputado Lidio Lopes, que cria a Medalha Medalha Jovem Cristão Atuante.

    • Publicações6582
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações3500
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovada-proibicao-de-corte-de-energia-na-casa-de-doente-cronico/100512194

    Informações relacionadas

    Alô Consumidor
    Notíciashá 3 anos

    Entenda como funciona o corte de luz em caso de falta de pagamento

    Carla Marchesini Taques, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Cidadãos de baixa renda com doenças graves ou crônicas que utilizam equipamento vital têm direito a desconto na tarifa de luz

    Pacientes com doença crônica não poderão ter energia cortada

    Defensoria Pública de São Paulo
    Notíciashá 8 anos

    Defensoria Pública obtém liminar que determina a plano de saúde custear energia elétrica de tratamento domiciliar com aparelho de oxigenoterapia

    Notíciashá 18 anos

    Companhias elétricas não podem cortar energia por débitos antigos

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Aaepv Assoc
    2 anos atrás

    Mas essa lei que pacientes com doenças crônicas não poderam ter energia elétrica cortada vale para Rio Grande do Sul, continuar lendo