Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
3 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado o Relatório da PEC 82 na Comissão Especial da Câmara Federal

    Aprovado por unanimidade em Comissão Especial da Câmara Federal, o relatório do Deputado Lelo Coimbra (PMDB/ES), com substitutivo à PEC 82/07, é comemorado pela advocacia pública. A matéria, que garante autonomia administrativa, financeira e orçamentária às procuradorias das esferas federal, estadual e municipal, agora segue para votação em Plenário. Nosso parecer além de garantir as autonomias administrativa, orçamentária e técnica, prevê ainda a iniciativa de organização dos seus quadros e de propostas orçamentárias anuais, argumentou Lelo.

    É uma vitoria parcial, mas bastante comemorada porque é a primeira decisão de mérito sobre o assunto de interesse primordial das carreiras. Resulta do trabalho conjunto das entidades que representam os advogados públicos e mostraram uma grande capacidade de organização e articulação com a classe política, avalia o presidente da Associação dos Procuradores de Estado de Mato Grosso do Sul (APREMS), Fábio Jun Capucho, que esteve em Brasília (DF) para acompanhar a votação.

    Dr Fábio lembra que ainda há muito trabalho a ser feito, uma vez que para aprovação no Plenário da Câmara serão necessários 3/5 dos votos para que, então, a PEC siga para o Senado. Será um trabalho intenso para convencimento dos parlamentares e o momento é de definição de estratégias. As mobilizações continuam.

    Recentemente a Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do DF (ANAPE) lançou a segunda fase da campanha de mobilização pela autonomia da Advocacia Pública sob o mote 82 A PEC da Probidade, com o propósito de levar, por meio de publicidades, informações sobre a importância da função desempenhada pelo advogado público.

    Interesse social A aprovação da PEC 82/2007,que garante autonomia funcional e financeira aos órgãos da advocacia pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, mais do que uma reivindicação corporativa deve ser avaliada como uma política estratégica de estado, que fortalece a cidadania e fecha ralos para a corrupção, a malversação do dinheiro público, avalia o deputado federal Fábio Trad.

    A PEC, explica o deputado, concede autonomia funcional aos procuradores, garantindo que as ações de seus dirigentes sejam revestidas de legalidade, sem o risco de sofrerem retaliações funcionais, com remoções que sejam prejudiciais aos servidores. Além disso, a autonomia financeira assegurada pela PEC, na avaliação de Fábio, garantirá melhores condições de trabalho e um quadro de servidores qualificados.

    Fonte: APREMS - www.aprems.org.br

    Fotos:

    Imagem

    Imagem

    • Publicações175
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações71
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-o-relatorio-da-pec-82-na-comissao-especial-da-camara-federal/118681320

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)