Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovado projeto do deputado Edegar Pretto que inclui nome de cônjuge em faturas

    Foi aprovado por unanimidade na manhã desta quinta-feira (18), na Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do RS, o projeto de lei nº 107/2012 - do deputado Edegar Pretto (PT) - que assegura ao cônjuge, ou pessoa em união estável com o consumidor responsável, o direito de incluir o nome na fatura de serviços. O direito caberá aos consumidores e consumidoras de serviços de empresas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, telefonia ou distribuição de energia. O próximo passo será a votação do projeto em plenário, ainda sem data definida.

    A lei federal nº 7.115/83, estabeleceu que a declaração destinada a fazer prova de residência, pobreza, dependência econômica ou de bons antecedentes, deve ser firmada pelo próprio interessado, presumindo ser verdadeira. Como não é possível, por lei estadual, impedir que o mercado pare de exigir a comprovação de residência, a proposta do deputado é que o consumidor ou consumidora passe a ter o direito de incluir mais de um nome na fatura.

    O parlamentar diz que a aprovação é mais um importante passo na questão da igualdade de gênero, pois a existência da lei beneficiará milhares de mulheres, ou homens, que não constam como titulares das contas, e que poderão fazer prova de residência. "A proposta é eliminar uma prática machista onde somente homens, na maioria dos casos, aparecem como titulares dos documentos comprobatórios de moradia", explica Edegar Pretto.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações100
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-projeto-do-deputado-edegar-pretto-que-inclui-nome-de-conjuge-em-faturas/100464467

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)