Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    APROVADO PROJETO QUE AUTORIZA O PAGAMENTO DA URV AOS SERVIDORES DO LEGISLATIVO

    Os deputados aprovaram nesta segunda-feira (6), em redação final, o Projeto de Lei nº. 500/10, que autoriza a Assembleia Legislativa a recompor a defasagem salarial da Unidade Real de Valor (URV) aos servidores da Casa. A matéria foi apresentada pelo deputado Jocelito Canto (PTB).

    De acordo com a justificativa do projeto, o pagamento das diferenças decorrentes da defasagem da URV, na ordem de 11,98%, será efetuado para os servidores do Poder Legislativo com vínculo entre 16/06/2002 a 31/12/2006. É um direito dos servidores, tanto que, os funcionários do Tribunal de Contas, do Tribunal de Justiça e do Ministério Público já receberam, defende Canto.

    Para receber esses valores, os servidores deverão formular pedido administrativo. Porém, funcionários que estejam em situação irregular ou sob investigação funcional não vão receber o pagamento da Unidade Real de Valor (URV). Está é uma determinação da Mesa Executiva. E está definida no artigo 4º do referido projeto de lei, que diz que os pedidos que apresentarem indícios de irregularidade sejam em razão do histórico dos valores dos vencimentos, assinaturas, situação funcional ou qualquer outra hipótese deverão ser encaminhados pela procuradoria com parecer prévio para que a Comissão Executiva promova as providências legais cabíveis (civis e criminais).

    No documento, o deputado Jocelito Canto informa ainda que em 12 de junho de 2007 o Sindicato representante dos Servidores do Poder Legislativo ajuizou demanda judicial de tutela coletiva por meio da qual pleiteou a recomposição da URV nos vencimentos dos servidores. E em 26 de fevereiro de 2009, o Juízo da 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba julgou procedente a ação ordinária proposta, ordenando o pagamento.

    Na sequência, o projeto será encaminhado para o Poder Executivo, para sanção ou veto do governador.

    URV - Nome do indexador lançado pelo Ministério da Fazenda em 1994, na época sob o comando do então ministro Fernando Henrique Cardoso, no governo de Itamar Franco. Sigla de Unidade Real de Valor foi um dos pilares do Plano Real, lançado para conter a alta inflação que afetava o país naquele momento. Os valores da URV eram publicados diariamente, entre fevereiro e junho de 1994, e serviam para converter, obrigatoriamente, todas as transações realizadas na moeda da época, o Cruzeiro Real.

    • Publicações6397
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovado-projeto-que-autoriza-o-pagamento-da-urv-aos-servidores-do-legislativo/2496951

    Informações relacionadas

    Âmbito Jurídico
    Notíciashá 9 anos

    Servidores do Poder Executivo não fazem jus ao reajuste de 11,98% referentes à conversão da URV

    Herdeiros deverão habilitar-se nos autos para recebimento da URV. Conheça a lista de servidores falecidos

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)