Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
28 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Aprovados novos critérios para Juiz residir fora da comarca

    O Conselho da Magistratura aprovou em sessão realizada nesta tarde (21/9) critérios mais rígidos e objetivos para que seja autorizado aos magistrados gaúchos residirem fora da Comarca em que atuam.

    A nova Resolução foi proposta pelo Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Ricardo Raupp Ruschel, e será publicada no Diário da Justiça Eletrônico nos próximos dias. A aprovação pelo Conselho foi unânime. O Desembargador Leo Lima presidiu a apreciação da matéria. Compuseram ainda o colegiado os Desembargadores José Aquino Flôres de Camargo, Voltaire de Lima Moraes, Liselena Schifino Robles Ribeiro, Otávio Augusto de Freitas Barcellos e Tasso Cauby Soares Delabary.

    A respeito da possibilidade do Juiz de Direito de comarca de Entrância Inicial morar fora da comarca, citando o parecer assinado pelos Juízes-Corregedores, o Desembargador Ricardo afirma que não convém que o início da carreira do magistrado, onde ele tem a oportunidade de colocar os alicerces da sua identidade profissional e tem contato com as múltiplas facetas da sua atividade, ocorra sem a riqueza propiciada pela imersão profunda numa comunidade.

    Foi observado ainda que inversamente, o estabelecimento de uma relação distante com a primeira comarca por certo determinará um perfil de distanciamento e, provavelmente, reduzirá o grau de comprometimento do magistrado com a unidade judicial e, consequentemente, com a jurisdição.

    Em relação às comarcas de Entrância Intermediária, podem-se conceber hipóteses em que haja dificuldade para o magistrado residir na comarca, ao mesmo tempo que se ofereça a possibilidade de residência em local próximo, sem prejuízo do serviço. O texto ratifica que convém a presença e a visibilidade do magistrado como fator de prestígio da instituição e de reforço da sua inserção social.

    Excepcional autorização deferida aos magistrados das Comarcas de Entrância intermediária considerará o tempo de deslocamento e a situação geral das vias públicas, a distância de 30 km dentro do espaço metropolitano da Capital e de 10 km no Interior do Estado.

    Já nas Comarcas de Entrância Final, desde que funcione um serviço permanente de plantão, como em Porto Alegre, pode ser abrandada a exigência quanto às justificativas para a concessão de autorização para a residência fora da comarca do magistrado, porque se terá a tranquilidade de que outros magistrados exercerão a presença institucional, e sempre haverá quem dispense a atenção devida às matérias urgentes. No entanto, alerta o parecer, ainda assim há de se exigir relevante razão, porquanto a regra é morar na própria comarca.

    A respeito das autorizações já concedidas, concluiu o Desembargador Corregedor-Geral, ainda citando o parecer dos Juízes-Corregedores, não parece adequada a cassação imediata das autorizações, as quais poderão ser oportunamente revistas.

    Fonte: Tribunal de Justiça do RS

    a2a_linkname="Aprovados novos critérios para Juiz residir fora da comarca";a2a_linkurl="http://www.abojeris.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=654:aprovados-novos-criterios-para-juiz-residir-fora-da-comarca&catid=22:noticias";

    • Publicações969
    • Seguidores6
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aprovados-novos-criterios-para-juiz-residir-fora-da-comarca/2387116

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)