Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Artesãos lançam peças com fibra de bananeira e papelão

    há 12 anos

    Belo Horizonte - Artesãos de Maria da Fé, cidade no Sul de Minas, criaram uma nova linha de peças decorativas feitas com fibra da bananeira e papelão. Apoiados pelo Sebrae em Minas Gerais, o grupo Gente de Fibra desenvolveu a coleção chamada Janela, que será lançada nesta quinta-feira (23), na Feira de Design Luxo Para Todos, em São Paulo (SP).

    A coleção Janela possui design moderno e utiliza de forma consciente e sustentável as matérias-primas. O processo de produção começa quando o tronco da bananeira, descartado da colheita da banana na região, é lavado e cozido, resultando na fibra da bananeira. As fibras parecem fios de cabelos dourados, explica a presidente da Associação Mariense de Artesanato, Rosilene Aparecida Martins.

    Caixas de papelão descartadas pelo comércio e indústria são recicladas. Junto com a fibra da bananeira se transformam em uma massa homogênea que é moldada até dar forma aos bowls, um tipo de tigela. Por ano, reciclamos mais de dez mil quilos de papelão com o nosso trabalho, conta a artesã.

    Os bowls são formados por duas peças sobrepostas, sendo que uma delas possui detalhe vazado ou recortes que remetem a uma janela, com acabamento feito com palha de bananeira, fibra longa ou tinta natural. É como se estivéssemos olhando por uma janela e expressando o que estamos vendo e sentindo, explica Rosilene.

    O Gente de Fibra integra a Cooperativa Mariense de Artesanato, criada com incentivo do extinto Programa de desenvolvimento do Turismo Rural, apoiado pelo Sebrae no estado e prefeitura municipal. O propósito era criar oportunidade de ocupação e renda para dezenas de trabalhadores que ficaram desempregados depois do desgaste do solo causado pelo plantio da batata.

    Na época, muitos fazendeiros passaram a investir mais no cultivo da banana. Foi aí que surgiu a ideia de aproveitar a fibra na produção artesanal. A bananeira só dá um cacho de banana. Depois disso, ela tem que ser podada para gerar novos frutos. Assim, toda a nossa matéria-prima vem da doação dos produtores de banana da região.

    Capacitação

    O Sebrae em Minas Gerais ofereceu aos artesãos capacitação em design para melhorar a qualidade dos produtos. Eles também apreenderam sobre gestão e atendimento. Em 2010, foi criado o Projeto de Artesanato de Fibras de Maria da Fé para estimular a criação de novos produtos e o acesso a mercados.

    O grupo recebeu consultorias em design para desenvolverem a nova coleção e melhorarem o acabamento das peças. O Sebrae em Minas Gerais também tem apoiado os artesãos a participarem de feiras e eventos do setor, para que possam aumentar o número de clientes, as vendas e a renda familiar, diz a analista da instituição no estado, Elaine de Fátima Rezende.

    O grupo produz por mês cerca de 500 peças, entre mandalas, castiçais, porta-retratos e bolws. O faturamento mensal varia de R$ 5 mil a R$ 6 mil, que é divido igualmente entre os integrantes do grupo. A maior parte dos produtos é comercializada em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O grupo já exportou para Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Itália e Espanha.

    Serviço:

    Lançamento da Coleção Janela

    23 de agosto, 16h

    Feira de Design Luxo Para Todos

    Arena Convention Center - Rua dos Coropés, 88, Pinheiros

    São Paulo/SP

    Sebrae em Minas Gerais - (31) 3379-9275

    www.mg.agenciasebrae.com.br

    Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800

    • Sobre o autorOs pequenos negócios em pauta.
    • Publicações15189
    • Seguidores230
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações423
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artesaos-lancam-pecas-com-fibra-de-bananeira-e-papelao/100039470

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)