Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
29 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    As 5 maiores armadilhas para os concurseiros iniciantes

    Está começando nos concursos públicos? Saiba como driblar os obstáculos do início

    Publicado por CERS Cursos Online
    há 7 anos

    Chegamos ao meio do ano: momento de repensar os objetivos para o ano e suas estratégias para alcançá-los. Se uma das suas metas para 2017 é estudar para concursos públicos, saiba que o caminho pode até ser longo, mas a recompensa vale a pena.

    Mas, antes de iniciar sua jornada nos estudos, vale o alerta: vida de concurseiro não é fácil. Muitas horas de estudo, editais extensos, provas cansativas, momentos de lazer restritos, tudo isso somado a uma realidade triste, porém verdadeira: a reprovação. Nada de desânimo! Lembre-se: às vezes você vence, outras você aprende.

    Para os concurseiros de primeira viagem, atenção! Fique longe de algumas armadilhas que podem atrasar seu caminho até a aprovação. Quer saber quais? Confira, abaixo, as 5 maiores armadilhas para concurseiros iniciantes:

    Armadilha 1: “Segunda-feira eu começo!”

    Se você decidiu ser concurseiro deve saber que o primeiro passo sempre será o mais difícil. Por isso, pare de criar desculpas que retardam o início dos seus estudos e comece já a sua preparação.

    “Mas eu vou começar a estudar antes mesmo da publicação do edital?” Sim! Para isso, busque os últimos editais do certame que está estudando, veja quais foram os conteúdos mais recorrentes e comece por eles. Atenção: o período entre a publicação e a prova é curto, por isso, não perca tempo.

    Armadilha 2: Estudar sem planejamento

    Cronograma de estudos é tudo na vida de um concurseiro. Os impactos de uma preparação bem planejada podem até não ser reconhecidos durante as primeiras semanas de estudo, mas, ao final do processo, quando você perceber que está finalizando o conteúdo com tempo suficiente para fazer uma revisão antes da prova, vai reconhecer a importância do cronograma.

    Antes de montar seu cronograma, algumas dicas são fundamentais:

    - Disciplina é fundamental;

    - Avalie quanto tempo você tem para estudar durante o dia;

    - Defina horários certos para estudar;

    - Divida as matérias e estude-as de modo intercalado;

    - Revise as matérias com frequência; isso é fundamental para mantê-las vivas na memória.

    Armadilha 3: Não conhecer o estilo da banca do seu concurso

    Cada banca é um universo. Por isso, conhecer as particularidades de cada organizadora faz toda a diferença na forma que você irá direcionar os seus estudos. “Mas como faço conhecer as características de cada banca?” Se você faz muitas provas e simulados acaba conhecendo o estilo das principais bancas, o que ajuda muito na hora da prova.

    Fique atento! Conhecer a banca a fundo implica em saber quais pontos do edital são mais cobrados e as “cascas de bananas” cada uma delas. Na hora de encarar a prova, ter familiaridade com a forma de cobrança dos conteúdos ajuda a controlar a ansiedade e aumenta a sensação de domínio da situação.

    Armadilha 4: “odeio tal disciplina, não consigo entender”

    Não existe uma matéria que uma pessoa não possa aprender. Em vez de mentalizar que você não conseguirá estudar tais conteúdos, pense que o estudo destas disciplinas irão deixá-lo mais próximo de conquistar a aprovação. Foque sempre no lado positivo!

    Armadilha 5: Não buscar a inteligência emocional na sua preparação

    A ansiedade e o medo de fracassar são grandes rivais dos concurseiros iniciantes. Somado a isso, a falta de apoio da família, alta concorrência, poucas vagas e pouco tempo para estudar podem ser grandes obstáculos na sua jornada de preparação.

    A inteligência emocional é o mais forte indicador de desempenho e explica um total de 58% de sucesso em todos os tipos de postos de trabalho. Com a estratégia certa é possível sim ser aprovado no concurso público dos seus sonhos. Claro que estudar todas as matérias é importante, mas do que adianta tudo isso se emocionalmente não há determinação, confiança e equilíbrio emocional? Buscar técnicas e estratégias para desenvolver seu equilíbrio emocional são essencial durante os estudos.

    Leia também:

    Aulas grátis para concursos

    Qual é o seu perfil de concurseiro?

    Aproveite a última chamada do semestre

    Os Cursos Completos e as Isoladas CERS para concursos de Carreira Jurídica, Fiscal, Tribunais e Polícia estão com até 40% OFF para você. Escolha o seu jeito de se preparar e garanta vantagens imperdíveis para investir no seu curso online. (Consulte o regulamento da campanha)

    Confira 5 dicas simples de como estudar para concurso sem gastar muito

    Aproveite as vantagens:

    Pague em 02 cartões;

    Parcele em até 12x sem juros*;

    Na compra de 02 cursos ou mais, ganhe 30 dias extras para estudar em cada curso.

    São diversos preparatórios do primeiro semestre em promoção. Clique aqui e aproveite a promoção até o dia 12 de junho

    Veja também: 5 maiores armadilhas para concurseiros iniciantes

    *Confira as condições de pagamento no site. Para encontrar nosso Centro de Estudos mais próximo de você.

    As 5 maiores armadilhas para os concurseiros iniciantes

    • Sobre o autorComplexo de Ensino Renato Saraiva
    • Publicações515
    • Seguidores3648
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações447
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-5-maiores-armadilhas-para-os-concurseiros-iniciantes/466490697

    Informações relacionadas

    CERS Cursos Online, Jornalista
    Notíciashá 5 anos

    5 dicas para os jovens advogados obterem êxito no início da carreira

    Artigoshá 7 meses

    O inicio da carreira jurídica

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)