Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
14 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    As tarifas de regularização da Zona Azul - Artigo de Eduardo Szobot

    Publicado por Espaço Vital
    há 16 anos

    Por Eduardo Szobot,

    advogado, pós-grauduado em Direito de Trânsito

    Estacionar o veículo na zona azul sem o respectivo tíquete ou com o tíquete inválido é infração de trânsito, devendo deve ser elaborada uma autuação, pelo ‘agente de trânsito’ que a comprovar. O que não pode acontecer é justamente aquilo que temos visto: condicionar a multa ao pagamento de "taxa de regularização".

    Obrigar o condutor do veículo a se dirigir à concessionária do serviço para efetuar o pagamento de "taxa de regularização" (que não é tarifa, nem multa, mas pura arrecadação adicional para a empresa privada) - sob pena de, não o fazendo, ser multado pelo órgão de trânsito - além de ilegal, é imoral. Equivale a condicionar a aplicação de multa por desobediência ao semáforo vermelho, por exemplo, apenas àqueles que não pagarem um determinado valor, pré-estipulado, como substituição à penalidade.

    Ao adotar esta prática, o Poder Público, que deveria fiscalizar tanto a concessionária do serviço público, quanto a obediência à sinalização de trânsito, acaba se tornando o verdadeiro promotor da irregularidade, pois exige uma vantagem indevida, para deixar de impor a pena que deveria, diante da constatação do cometimento de infração de trânsito. Ora, o pagamento da "taxa de regularização" não elimina o fato de que a infração foi efetivamente cometida e, desta forma, dever-se-ia elaborar-se o auto de infração, pela conduta observada e, a partir dele, aplicar a penalidade de multa cabível.

    A exigência de vantagem indevida, bem como a omissão na adoção de providências determinadas em lei, pode caracterizar os crimes de concussão e prevaricação, praticados pelo funcionário público responsável.

    Suponhamos, agora, que se faça aquilo que deve ser feito: autuar todos que estão em desacordo, já que, obviamente, toda vez que o veículo é estacionado sem que coloque o devido cartão (ou se o cartão não é válido, por qualquer motivo) está estacionado em desacordo com a regulamentação e deve ser autuado. Será que o funcionário da Rek Parking (Zona Azul) tem poder para autuar? Será que impor uma multa de trânsito baseada nos avisos de irregularidade é legal? A resposta é não!.

    Para a autuação ser legal é imperioso que se obedeçam aos requisitos estabelecidos para a imposição de penalidades de trânsito, na conformidade do CTB , começando-se pelo fato de que a aplicação de multa de trânsito depende da constatação pelo agente de trânsito, que não existe no município de Porto Alegre.Funcionário da Rek Parking é apenas um funcionário da Zona Azul e nunca foi nem nunca será agente de trânsito com poder para autuar.

    Todos que forem "multados" podem e devem recorrer, e certamente terão seus recursos providos em segunda instância administrativa. Digo isso porque o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito) a quem compete "cumprir e fazer cumprir a legislação e as normas de trânsito”, bem como “acompanhar e coordenar as atividades dos demais órgãos de trânsito”, já se manifestou faz muito tempo sobre contra a prática aqui discriminada, o que tem gerado o deferimento de todos os recursos, em segunda instância, contra multas de trânsito aplicadas com base em"aviso de irregularidade".

    (*) E-mail: szobot@terra.com.br

    • Publicações23538
    • Seguidores516
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1824
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-tarifas-de-regularizacao-da-zona-azul-artigo-de-eduardo-szobot/11634

    Informações relacionadas

    É possível ser multado várias vezes no mesmo dia pelo mesmo motivo?

    Victor Oliveira, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Benefício Assistencial do Portador de Deficiência - BPC/LOAS

    Doutor Multas, Bacharel em Direito
    Notíciashá 6 anos

    Os tipos mais comuns de multas injustas e como recorrer

    Petição Inicial - TRT02 - Ação Acordo e Convenção Coletivos de Trabalho - Atord - contra Yury Raphael Ramos de Paiva Delivery

    Monitores da Zona Azul não podem encaminhar notificações a agentes de trânsito na Capital

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)