Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    As verbas variáveis pagas mensalmente a título de prêmio ao empregado e sua composição na base de cálculo da Gratificação natalina (13º salário) - Fábio Henrique Assunção de Paula

    há 14 anos

    Como citar este artigo: PAULA, Fábio Henrique Assunção de. As verbas variáveis pagas mensalmente a título de prêmio ao empregado e sua composição na base de cálculo da Gratificação natalina (13º salário). Disponível em http://www.lfg.com.br - 12 de julho de 2010.

    As verbas variáveis pagas mensalmente a título de prêmio ao empregado e sua composição na base de cálculo da Gratificação natalina (13º salário)

    As verbas pagas com habitualidade devem integrar médias de cálculo da gratificação natalina (13º salário).

    Reflexo no 13º salário :

    Em relação ao 13º salário, o entendimento majoritário é de que sendo ajustado e/ou habitual a gratificação ou bônus, integrarão a base de cálculo para o pagamento desta verba.

    O conceito de habitualidade não encontra uniformidade em nossa doutrina ou na jurisprudência. No nosso entendimento habitual é a verba paga e que haja expectativa de um novo recebimento, ainda que não seja ajustada expressamente com o empregado.

    Desta forma, devemos observar os preceitos legais para separarmos as exceções e analisarmos as incidências.

    Rege a Súmula 253 do TST:

    "Nº 253 GRATIFICAÇAO SEMESTRAL. REPERCUSSÕES - Nova redação - Res. 121/2003, DJ 21.11.2003 A gratificação semestral não repercute no cálculo das horas extras, das férias e do aviso prévio, ainda que indenizados. Repercute, contudo, pelo seu duodécimo na indenização por antiguidade e na gratificação natalina."

    Logo, podemos concluir que, se as bonificações semestrais repercutem na gratificação natalina (13º salário), os prêmios pagos mensalmente possuem fortes indícios de reflexos na verba supramencionada.

    Cabe ressaltar que as questões envolvendo os assuntos aqui tratados, poderão ser judicialmente discutidas, mediante propositura de reclamação trabalhista, cabendo ao Judiciário manifestar-se de forma definitiva a respeito do assunto.

    • Sobre o autorTradição em cursos para OAB, concursos e atualização e prática profissional
    • Publicações15363
    • Seguidores876049
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1709
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/as-verbas-variaveis-pagas-mensalmente-a-titulo-de-premio-ao-empregado-e-sua-composicao-na-base-de-calculo-da-gratificacao-natalina-13-salario-fabio-henrique-assuncao-de-paula/2279542

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)
    Bruna Welington Silva
    10 anos atrás

    Então podemos dizer que qualquer tipo de premiação ao funcionário pode ser
    somada com o salário para o calculo do 13º? continuar lendo