Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assegurada validade de ato da ANP que multou empresa por armazenar gás GLP sem autorização da autarquia

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, a legalidade do ato da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustível (ANP) que a multou empresa Maria Margarida Araújo Carneiro ME. por armazenar botijões de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) sem autorização e sem cumprir as normas da autarquia.

    A firma foi autuada por um agente do Corpo de Bombeiro Militar do Estado de Minas Gerais (CBM/MG) em virtude de um convênio firmado entre a ANP e o CBM. A empresa armazenava botijões de gás GLP sem atender os requisitos necessários e não possuia autorização da autarquia para revender o produto.

    Diante disso, por decisão administrativa, a ANP multou a empresa no valor de R$ 50 mil, conforme o artigo da Lei nº 9.847/99, que trata da fiscalização das atividades relativas ao abastecimento nacional de combustíveis.

    Inconformada, a firma ajuizou ação contra a autarquia para que fosse anulada multa e o reconhecido o direito de receber indenização por danos morais. Alegou que não exercia atividade de revenda de gás. A empresa afirmou ainda que os botijões encontrados estavam vazios e pertenciam ao antigo locatário do estabelecimento.

    Em defesa da ANP, a Procuradoria Federal no Estado de Minas Gerais (PF/MG), a Procuradoria Regional Federal da 1º Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à autarquia (PF/ANP) argumentaram ser legal a aplicação de multa. Os procuradores destacaram que compete a autarquia a atribuição de regular, contratar e fiscalizar as atividades econômicas integrantes da indústria de petróleo, do gás natural e dos biocombustíveis, de acordo com o artigo da Lei nº 9.478/97. O disposto prevê que podem ser aplicadas sanções administrativas caso suas determinações não sejam cumpridas.

    O juízo Federal da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos e negou o pedido formulado pela empresa e mantendo, assim, a multa aplicada pela ANP.

    A PRF1, a PF/MG e a PF/ANP são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Processo nº 2008.34.00.039850-0 - Seção Judiciária do Distrito Federal.

    Laize de Andrade / Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações22
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assegurada-validade-de-ato-da-anp-que-multou-empresa-por-armazenar-gas-glp-sem-autorizacao-da-autarquia/2655582

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)