Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assegurado corte de ponto de grevistas da Polícia Federal em Pernambuco

    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), decisão que autoriza o desconto no salário pelos dias parados de servidores da Polícia Federal no Estado de Pernambuco.

    O Sindicato dos Policiais Federais de Pernambuco (Sinpef/PE) havia conseguindo uma liminar impedindo os descontos, mas a Procuradoria Regional da União na 5ª Região (PRU5) recorreu e garantiu a aplicação dos dispositivos da Lei nº 7.783/89 que disciplinam o exercício da greve.

    De acordo com os advogados da União, o Supremo Tribunal Federal entende que o exercício do direito de greve acarreta a suspensão do contrato do trabalho, conforme a Lei nº 7.783/89 e, por esse motivo, os servidores não têm direito a remuneração dos dias que deixarem de trabalhar.

    A Procuradoria alertou que a liminar priva a Administração dos meios necessários à garantia dos princípios constitucionais da continuidade dos serviços públicos e da eficiência. Além disso, segundo os advogados da União, deixar de descontar os dias parados dos servidores em greve incentiva o prosseguimento do movimento. Isso prejudica a emissão de passaportes, prisões em flagrante, operações policiais já iniciadas e em andamento e também a emissão de certidões de antecedentes criminais em regime de urgência.

    Ao analisar o caso, a presidência do TRF5 acolheu os argumentos da AGU no sentido do risco da liminar provocar um efeito multiplicador quanto à proibição do desconto de dias parados para outras categorias de servidores federais em greve.

    "Ameaça a ordem pública a decisão que, privando a União da possibilidade de cortar o ponto de servidores em greve, acaba privando-a do mecanismo de autotutela mais eficiente ao propósito de coibir os excessos do movimento paredista", afirma um trecho da decisão.

    A PRU5 é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Suspensão de Liminar Nº 4350 - TRF da 5ª Região

    Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores167
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assegurado-corte-de-ponto-de-grevistas-da-policia-federal-em-pernambuco/100066873

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)