Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia apoia campanha da Celesc sobre uso seguro da energia elétrica

    A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) participou neste mês de uma campanha nacional realizada pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para conscientizar os consumidores sobre o uso seguro da eletricidade e contribuir para criar na população uma consciência de prevenção de riscos. Só no ano passado, os acidentes com a rede de energia elétrica causaram a morte de 304 pessoas em todo o Brasil.

    A campanha “Segurança - Siga em frente com essa ideia”, foi desenvolvida pela Abradee em parceria com 42 concessionárias associadas de todo o país. A Celesc promoveu durante a “Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica”, de 7 a 13 de novembro, diversas atividades voltadas a adultos e crianças. Entre elas, palestras, orientação sobre consumo racional de energia elétrica e entrega de panfletos e cartilhas relacionados ao tema da campanha.

    As ações foram multiplicadas pelas 16 agências regionais da distribuidora catarinense, que atende 92% do Estado, integrando principalmente as escolas. “O saldo da campanha foi positivo. Sempre alertamos que a energia elétrica nos traz conforto, mas é um produto perigoso. Por isso, procuramos atuar preventivamente para informar as pessoas sobre os riscos”, disse o engenheiro eletricista Gilberto Aguiar, assistente técnico da Diretoria Comercial da Celesc.

    De acordo com dados da Abradee, os acidentes com eletricidade causaram a morte de 304 pessoas, em todo o país, em 2010. Dos 14 tipos de ocorrências catalogadas, o setor de construção e manutenção civil lidera o ranking, com 88 vítimas. Em seguida, está a ligação elétrica clandestina (“gato”), com 40 mortes.

    Além da desatenção ou imprudência com a segurança na construção civil e o furto de energia elétrica, os principais motivos de acidentes são a desobediência às normas técnicas na instalação ou reparação de antenas e as brincadeiras com pipas nas proximidades da rede elétrica.

    Nestes quatro tipos de ocorrências, que ganharam destaque na campanha em 2011, a pesquisa aponta uma média anual de 434 pessoas acidentadas. Deste número, 144 são vítimas fatais, 124 com lesões graves e 166 com lesões leves. A análise dos dados coletados entre 2001 e 2010 indica uma média anual de 948 acidentados, sendo 330 fatais, 237 com lesões graves e 381 com lesões leves. “A energia elétrica quase não perdoa. Segundo as estatísticas, um terço dos acidentes resulta em morte”, alertou Aguiar.

    Santa Catarina registrou no último ano 11 casos de acidentes com energia elétrica. Destes, quatro foram fatais, dois deles ocasionados por imprudência na construção e manutenção civil, um por intervenções indevidas na rede e um envolvendo pipas.

    Conforme Aguiar, as orientações de segurança mais importantes são: não instalar antenas, não empinar pipas e não construir ou fazer reformas perto da rede elétrica, estar atento ao usar máquinas agrícolas nas proximidades da rede e não fazer ligações clandestinas. Além destes cuidados, o ideal é buscar sempre um profissional qualificado para garantir a segurança, principalmente na manutenção de instalações elétricas.

    Luzes de Natal - O engenheiro eletricista faz algumas recomendações para evitar acidentes com a rede elétrica na instalação de iluminação especial para o período de festas de fim de ano. “Não se deve passar o fio de pisca-piscas por áreas molhadas ou por debaixo de tapetes, asfixiar as luzes com enfeites de algodão, fazer emendas nos fios e nem deixar as luzes ligadas por um longo período de tempo”, disse. Além disso, Aguiar orienta que se deve evitar o uso de acessórios para conectar diversos aparelhos elétricos em uma mesma tomada. (Ludmilla Gadotti)

    • Publicações9928
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-apoia-campanha-da-celesc-sobre-uso-seguro-da-energia-eletrica/2931335

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)