Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia apoia mobilização para doação de medula

    A abertura da Semana de Mobilização Nacional para Doação de Medula Óssea foi realizada na manhã desta sexta-feira (13), na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho). A semana está em sua quinta edição e tem o objetivo de ampliar o número de doadores voluntários cadastrados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

    O deputado federal Beto Albuquerque (PSB/RS) conduziu os trabalhos. Ele foi o proponente da Lei Pietro (11.930/2009), que leva esse nome em homenagem ao filho do parlamentar falecido em 2009, vítima de leucemia, antes de completar 20 anos. Beto falou sobre a luta de mais de um ano contra a doença. “Infelizmente, não conseguimos encontrar um doador compatível para meu filho.”

    A vereadora de Porto Alegre, Jussara Cony (PCdoB), é autora do projeto de cria a Semana Municipal de Mobilização para Doação de Medula Óssea, recentemente aprovado. Ela perdeu o neto Matheus para a leucemia em janeiro de 2012.

    Apoio unânime dos deputados

    Representando a presidência da Assembleia, o deputado Miki Breier (PSB) declarou o apoio unânime dos deputados à Semana. Ele lembrou que, após o início desse trabalho de sensibilização, o número de doadores pulou de 550 mil para mais de três milhões no país.

    O presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/RS), Ricardo Rivero, destacou as atividades da Semana no combate à falta de informação. E ratificou o apoio da entidade às iniciativas para que mais pessoas procurem o hemocentro de sua cidade.

    Manoel Nelson Silveira veio representando o Hospital Conceição, o maior captador de órgãos do estado e que também conta com um centro receptor de cadastros. Beto anunciou que a abertura da semana em 2015 dever ser feita no Conceição, já que a classe médica também precisa ser sensibilizada para a importância da doação de medula.

    SUS realiza 98% dos transplantes no país

    Flavia Moreira há 15 anos fez uma doação para sua irmã, Fernanda Lima. Num depoimento emocionado, ela salientou a importância de leis como a Pietro e Matheus. “Elas nos dão a chance de sermos mais generosos e solidários.” Ela chamou a atenção para a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável por 98% dos transplantes de medula, órgãos e tecidos no país. Fernanda também deu seu depoimento. “Queria que todos recebessem essa bênção.” Ela incentiva que as pessoas não esperem fazer a doação só porque o problema atingiu alguém próximo.

    O deputado estadual Ciro Simoni (PDT), que recentemente deixou o cargo de secretário da Saúde do estado, destacou investimentos realizados nos hemocentros gaúchos e reconheceu a importância do trabalho que vem sendo realizado pelo deputado federal.

    A vereadora Any Ortiz (PPS), de Porto Alegre, também esteve na abertura da semana.

    Número de doadores vem aumentando no RS

    Em 2009, o estado tinha 45 mil doadores e hoje conta com cerca de 250 mil e registra mil novos casos de leucemia anualmente. Beto revelou ainda que a meta no pais é atingir 10 milhões de cadastrados, pois a chance de encontrar um doador compativel é um em 100 mil.

    O deputado mostrou que 15% dos cadastrados não comparece quando chamado, pois muita gente confunde transplante de medula óssea com transplante da medula espinhal.

    Doações em frente à Assembleia

    Nesta sexta-feira, a Unidade Móvel do Hemocentro está cadastrando candidatos a doadores de medula óssea em frente à Assembleia, das 9h às 12h e das 13h30min às 16h. Até o final da manhã, já tinham sido cadastrados mais de 40 doadores.

    Para quem quer ser doador, existem alguns requisitos, como ter uma boa saúde (sem doenças infecciosas, como hepatite, Chagas, HIV, sífilis e outros problemas como diabetes, câncer e doenças específicas do sangue) e ter entre 18 e 55 anos

    Saiba mais

    O transplante de medula é um tratamento que pode beneficiar diversas doenças em diferentes estágios, como leucemias, linfomas, anemias graves, hemoglobinopatias, imunodeficiências congênitas, erros inatos de metabolismo, mieloma múltiplo e doenças autoimunes, por exemplo. Saiba mais em www.leipietro.com.br.

    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-apoia-mobilizacao-para-doacao-de-medula/112225042

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)