Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
21 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia aprova criação do Museu Estadual da Cultura e das Tradições do Negro

    A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) comemora a aprovação do Projeto de Lei 733 /04, de autoria da parlamentar, que visa à criação do Museu Estadual da Cultura e das Tradições do Negro. Agora, a proposta aguarda a sanção do governador José Serra para se tornar lei.

    "A aprovação deste projeto me traz uma alegria especial", afirma a deputada, que, ao longo de sua carreira, sempre procurou valorizar o papel da raça negra do processo histórico do Brasil. Ela também espera que esta proposta ajudará "na quebra de preconceitos, indo ao encontro do que prevê a Lei Federal 10.639/03".

    Esta lei estabelece a obrigatoriedade do ensino da história da África e da cultura afrobrasileira nas escolas públicas e privadas de níveis fundamental e médio. "O Museu Estadual será importante pilar para este processo, por meio de um acervo que será ponto de apoio para que professores e alunos vejam de perto o que é tratado nas salas de aula", acredita Prandi.

    Conforme o projeto da deputada Prandi para viabilizar o Museu, o Estado poderá celebrar parcerias com a União, com municípios e com entidades da sociedade civil sem fins lucrativos. O acervo deverá dar ênfase especial ao registro visual e sonoro de depoimentos de afrodescendentes, de lideranças da luta em defesa da cultura e da causa negra e de personalidades do segmento.

    "A constituição do Museu servirá para contar a verdadeira história do negro, com toda a sua amplitude, magia, riqueza e beleza. Será uma forma de reconhecer, divulgar a importância e dar visibilidade à raça, ensinando o respeito à sua contribuição. O Brasil é o segundo país com maior contingente de população negra do mundo, mas ainda hoje prevalece no inconsciente coletivo um padrão europeizado", completa a deputada.

    Em relação ao cumprimento da Lei 10.639 /03, Prandi cumprimentou a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, e a Unaerp pela iniciativa conjunta de viabilizar a capacitação dos professores da rede municipal, o que dará aos docentes o acesso ao ensino da história africana e da cultura negra no Brasil, conhecimento que será aplicado na sala de aula.

    mlprandi@al.sp.gov.br

    • Publicações32201
    • Seguidores115
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-aprova-criacao-do-museu-estadual-da-cultura-e-das-tradicoes-do-negro/1071256

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)