Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia aprova estruturação da carreira de Medicina Legal

    Na sessão plenária desta quarta-feira (09/09), foram aprovados os projetos de lei que acompanham as mensagens 7.127/09, 7.128/09, 7.129/09, 7.1230/09 e 7.131/09, todas oriundas do Poder Executivo. Também foram aprovados três projetos de lei de autoria dos deputados Cirilo Pimenta (PSDB), Lívia Arruda (PMDB) e Ronaldo Martins (PMDB), além de 11 indicativos também apresentados pelos parlamentares. A primeira dispõe sobre a estruturação da carreira de Medicina Legal e a fixação do subsídio de seus cargos.

    A mensagem teve voto contrário apenas do deputado Adahil Barreto (PR) que ressaltou que a mesma não alcança todos os peritos da polícia. “Considero a matéria injusta por tratar de forma diferenciada os médicos que atuam na perícia forense”, criticou. Já Moesio Loiola (PSDB) pontuou que não é tratamento diferenciado. Para ele, o Governo está sendo justo e fazendo a mudança por etapas.

    O líder do Governo, Nelson Martins (PT) defendeu o Estado, salientando que antes de encaminhar a matéria à AL, a estruturação da carreira de Medicina Legal e a fixação do subsídio de seus cargos foram discutidas com a categoria. Nelson informou que vai intermediar um debate entre o Governo e os médicos peritos.

    Artur Bruno (PT), Guaracy Aguiar (PMDB), José Sarto (PSB), Ferreira Aragão (PDT), Fernando Hugo (PSDB) e Heitor Férrer (PDT) também se pronunciaram. Eles apoiaram a nova estruturação e o novo subsídio dado aos médicos legais, mas cobraram mais investimentos para o setor, e, ainda, a extensão do benefício a todos os profissionais que trabalham na área da medicina legal.

    A segunda mensagem (7.128/09) altera dispositivos da Lei nº 9.780, de 1973, modificada pela Lei nº 10.860, de 1983. As três últimas ratificam os Protocolos de Intenções firmados entre o Governo e os municípios integrantes das Microrregiões de Saúde do Estado, com a finalidade de constituir consórcios públicos respectivos, nos termos da Lei Federal n. 11.107, de 2005, visando à promoção de ações de saúde pública assistenciais, entre outros serviços relacionados à saúde, em conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

    As três mensagens se referem às cidades-polo de Acaraú, Baturité, Crateús, Itapipoca, Tianguá, Aracati, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e Limoeiro do Norte, Canindé, Iguatu e Russas. LF/CG

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-aprova-estruturacao-da-carreira-de-medicina-legal/1859878

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)