Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia aprova projeto de lei do Executivo de revisão do PPA para o exercício de 2019

    A Assembleia aprovou, na sessão desta quarta-feira (5), o projeto de lei 211/18, de iniciativa do Poder Executivo, que dispõe sobre a revisão do Plano Plurianual 2016-2019, instituído pela Lei 10.375, de 16 de dezembro de 2015. A revisão aprovada impactará as ações previstas para o exercício de 2019.

    De acordo com o parágrafo único do artigo 1º do referido projeto de lei, a revisão decorre de ajustes necessários face às mudanças gradativas nos cenários social, econômico, político e financeiro do Estado, do aprimoramento do processo de elaboração, implementação, monitoramento e avaliação dos programas de governo e da adequação das situações não previstas no PPA.

    Na Mensagem Governamental de encaminhamento da matéria à Assembleia, o governador Flávio Dino (PC do B) diz que a revisão visa aperfeiçoar qualitativamente o conjunto de programas com seus respectivos objetivos, ações, metas e regionalização. “Em consonância com a legislação vigente e as boas práticas da Administração Pública, a revisão do PPA é um produto resultante do ciclo de monitoramento e avaliação cuja premissa basilar é a transparência necessária ao fortalecimento do processo democrático, estimulando a gestão participativa e o controle social”, justifica.

    Segundo o governador, a revisão tem o intuito de garantir a eficácia desse instrumento de planejamento e, buscando atender às demandas apresentadas no decorrer de sua gestão, promoverá, de forma transparente, os necessários ajustes e correções, adequando o PPA às novas recomendações e prioridades sociais, otimizando o tempo e a execução das ações, bem como planejando a alocação dos recursos em conformidade com a realidade econômica e fiscal do Maranhão e ajustando a evolução física e financeira dos programas.

    “Trata-se, portanto, não apenas de uma atualização qualitativa de um instrumento de planejamento previsto na Carta Magna, mas, sobretudo, do cumprimento das prerrogativas do que, atualmente, entende-se como accountability”, esclarece o governador Flávio Dino.

    Accountability é um termo da língua inglesa que pode ser traduzido para o português como responsabilidade com ética e remete à obrigação, transparência de membros de um órgão administrativo ou representativo, de prestar contas às instâncias controladoras ou a seus representados.

    • Publicações22608
    • Seguidores35
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-aprova-projeto-de-lei-do-executivo-de-revisao-do-ppa-para-o-exercicio-de-2019/655448349

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)