Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia debate necessidade de expansão da energia elétrica em Mato Grosso

    O evento, de autoria do deputado Baiano Filho aconteceu durante a 5ª Dinâmica, tradicional Feira de Empreendimento e Empreendedores de Porto Alegre do Norte

    Seguindo o seu calendário de audiências do mês de abril, a Assembleia Legislativa realizou mais uma no município de Porto Alegre do Norte (1125 quilômetros de Cuiabá), com a finalidade de debater o serviço público de distribuição de energia elétrica pelas concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição do serviço. O evento de autoria do deputado Baiano Filho (PMDB), aconteceu durante a 5ª Dinâmica, tradicional Feira de Empreendimento e Empreendedores da cidade.

    O deputado ressaltou que no passado, a energia elétrica já foi motivo de preocupação, porém o problema foi solucionado durante os mandatos do ex-presidente Lula e do ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi. Mas agora, a situação começa a nos preocupar outra vez. Os aumentos das demandas, dos grandes empreendimentos que estão sendo trazidos para o Estado de Mato Grosso, exigem ampliação no fornecimento de energia, defendeu, ao destacar a necessidade da reativação e ampliação do Programa Luz Para Todos -na região do Araguaia.

    Ciente de que há quedas muito grandes de energia na região, o diretor vice-presidente da Rede Cemat, Joubert Meneguelli, justificou que a empresa sofreu uma intervenção da Rede Nacional dos Serviços de Energia Elétrica recentemente, o que a fez entrar em dificuldades econômicas. Entretanto, afirmou que a situação já está sendo revertida, que a Cemat tem previsão de investir um montante de 30 milhões para a região do Araguaia, até dezembro desse ano.

    De acordo com Meneguelli, a expansão já está em construção na linha de distribuição que parte de Barra do Peixe até Barra do Garças, e que, haverá aumento de 30% de energia, em uma segunda linha, que partirá de Barra do Garças a Porto Alegre do Norte, a partir de agosto de 2013.

    Estamos trabalhando pelo reforço de energia na região. A energia é um direito de todo cidadão, disse Joubert. O superintendente da Eletronorte, Gustavo Vasconcelos destacou a importância de se prorrogar o Programa Luz Para Todos até 2016, tendo em vista as necessidades do Estado de Mato Grosso, principalmente na região do Araguaia.

    Também na audiência foram levantados temas sobre logística, infraestrutura e asfalto para a região. O deputado Baiano Filho aproveitou para cobrar do governador Silval Barbosa, o início das obras de construção do Hospital Regional de Porto Alegre do Norte. O governador garantiu que já autorizou a licitação. O hospital é uma meta do deputado que vinha sendo almejada desde 2009. O parlamentar defende que o hospital, irá suprir a carência do Norte Araguaia, que sofre com a falta de um atendimento público de saúde de qualidade.

    Ex- moradores ligados as 7 mil pessoas, retiradas da Gleba Suiá Missú, no final de dezembro do ano passado, pelo Governo Federal, também aproveitaram a oportunidade da audiência, para pediram socorro ao deputado Baiano Filho.

    Estou na Assembleia Legislativa para trabalhar pelo bem estar da população. O povo do Araguaia pode contar com meu empenho, vou continuar me esforçando para trazer melhorias para essa região, comprometeu-se. O deputado ainda explicou aos cidadãos retirados das terras onde moravam - que vem traçando juntamente com o senador Blairo Maggi, um plano que defende a injeção de recursos, especialmente na área de saúde, habitação, saneamento básico e infraestrutura.

    Também participaram da audiência os deputados Adalto de Freitas (PMDB) e Zeca Viana (PDT), quando ambos reforçaram que a ampliação dos serviços de energia deve ser uma questão primordial do governo de Mato Grosso. E alertaram a população portalegrense, sobre a importância de o município interagir com o Poder Legislativo. Vocês devem levar as suas reinvindicações para a Assembleia, a região do Araguaia não pode mais ser considerada como o vale dos esquecidos. Nós sabemos que a questão da ampliação dos serviços de energia aqui é urgente. Temos certeza de que essa audiência pública foi de grande proveito para vocês e para nós representantes que tivemos a oportunidade de ouvir as necessidades dos moradores, sentir na pelé, os problemas que vivenciam.

    Porto Alegre do Norte foi fundado em 11 de junho de 1981, a palavra Norte é para distinguir o município mato-grossense da Capital gaúcha.

    Mais informações

    Secretaria de Comunicação da Assembleia Legislativa

    (65) 3313-6310

    • Publicações16104
    • Seguidores21
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-debate-necessidade-de-expansao-da-energia-eletrica-em-mato-grosso/100485941

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)