Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia homenageia 50 anos da Casa de Cultura Hispânica da UFC

    A Casa de Cultura Hispânica da Universidade Federal do Ceará (UFC), recebeu, na tarde desta terça-feira (11/10), homenagem da Assembleia pelos seus 50 anos de funcionamento. A sessão solene, proposta pelo deputado Professor Teodoro (PSD), fez parte do encerramento do ano de celebração do Jubileu de Ouro da instituição, inaugurada em 13 de outubro de 1961.

    Teodoro ressaltou a contribuição dada pelos cursos de línguas da UFC à cultura cearense e lembrou o pioneirismo do fundador e primeiro reitor da Universidade Federal do Ceará, Antônio Martins Filho, ao idealizar e buscar parcerias internacionais para criar a Casa de Cultura Hispânica. “A possibilidade de contato com uma segunda língua e outra cultura abre um novo horizonte para o estudante”, destacou o parlamentar.

    Durante a sessão solene, foram apresentados vídeos institucionais da UFC e houve uma homenagem à coordenadora da Casa de Cultura Hispânica, Maria Alice Ferreira Gomes; a servidora Elbia Barsi Zaroni e os professores César Barros Leal, Elzenir Colares, Edilson Mendes, Francisco Jerônimo Furtado, Yeda Maria de Oliveira Batista, José Alci Riodrigues Lima, Maria do Socorro Valle, Sofia Helena Isabel Rivas Máximus e Zaída de Domenico.

    Maria Alice Ferreira Gomes agradeceu a homenagem e afirmou que a Casa de Cultura Hispânica se destaca por não se resumir apenas ao ensino do idioma, mas também à difusão da cultura hispânica, por meio de palestras, mostras de cinema e outros eventos. Ela ressaltou a carência de docentes da instituição e disse que “se não houver concurso para professores efetivos, a Casa de Cultura Hispânica terá que reduzir o número de vagas ofertadas”.

    A coordenadora falou ainda da festa de encerramento do jubileu de ouro, nesta quinta-feira (13/10), a partir das 16h, quando serão inauguradas uma sala de leitura, uma galeria de fotos históricas e haverá uma mostra de cultura, a Festa da Hispanidade e o Baile Latino.

    Também participaram da solenidade o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia do Estado, Almir Bittencourt; a consulesa da Espanha em Fortaleza, Verônica Barbizan; a presidente do Instituto de Pesquisa, Administração e Recursos Humanos (Imparh), Íris Tavares; a diretora do centro de Humanidades da UFC, Maria de Fátima Oliveira; a coordenadora de Casas de Culturas da UFC, Mônica Furtado; e dezenas de alunos e professores da UFC.

    A Casa de Cultura Hispânica foi fundada em 1961, por meio de convênio firmado entre a UFC e o Instituto de Cultura Hispânica de Madri (atual Instituto de Cooperação Ibero-Americana). Pioneira, foi base para a criação das casas de Cultura Britânica, Alemã, Italiana, francesa, Russa e deu notável contribuição ao ensino de línguas estrangeiras no Ceará.

    A Casa de Cultura Hispânica tem hoje cerca de 800 alunos no seu curso básico e promove a integração entre alunos e docentes cearenses com hispano-americanos por meio de conferências, filmes e palestras, bem como cursos de aperfeiçoamento, em parceria com a Universidade de Salamanca, na Espanha.

    CV/JU

    • Publicações25325
    • Seguidores27
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações196
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-homenageia-50-anos-da-casa-de-cultura-hispanica-da-ufc/2876339

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)