Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
6 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia realiza seminário do Tema Norteador do PRS 2016

    O case agraciado será revelado na noite do dia 23 de novembro, na cerimônia de entrega do Prêmio de Responsabilidade Social 2016.

    A Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta quinta-feira (27), na Sala José Lewgoy do Solar dos Câmara, o Seminário sobre o Tema Norteador do Prêmio de Responsabilidade Social 2016, Consumidor Consciente e Educação Financeira.

    Os 12 finalistas e concorrentes ao Troféu Destaque RS nesta categoria transversal do Prêmio de Responsabilidade Social - PRS apresentaram seus cases aos integrantes da Comissão Mista do PRS 2016, para avaliação e definição do agraciado.

    Os concorrentes ao Tema Norteador foram avaliados, em uma primeira fase, com base nos relatórios dos cases apresentados por meio de formulário eletrônico. Do total de 21 inscritos no Tema Norteador, e que atenderam aos requisitos e tiveram suas inscrições validadas, 12 foram selecionados pela Comissão Mista do PRS para participarem do seminário desta tarde.

    Luiz Carlos Barbosa da Silva, Diretor do Departamento de Cultura da ALRS, destacou que o Prêmio de Responsabilidade Social foi compreendido na sua lógica pelas organizações participantes nestas 17 edições. A Assembleia Legislativa e a Comissão Mista, composta por 14 entidades, foi tornando mais rigoroso o processo de realização da honraria, salientou. “O sistema utilizado guarda semelhança ao software utilizado pela Receita Federal, onde as organizações públicas e privadas participantes lançam dados do balanço social e o próprio sistema realiza os cálculos e confere a pontuação. Esta é a primeira etapa do processo de avaliação. Este é um elemento que mostra a credibilidade e a seriedade com que a Assembleia realiza este prêmio. Por isto ele está se consolidando e vem sendo feito sistematicamente nesta série histórica”, destacou ao lembrar que com a definição do agraciado no Tema Norteador, que será anunciado na cerimônia de entrega, se caminha para o encerramento desta edição.

    O coordenador da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social 2016, Marcelo Gazen, destacou a qualidade dos cases apresentados pelos 12 classificados ao Tema Norteador do PRS 2016 e prefigurou grande dificuldade de se chegar ao vencedor do Troféu Destaque RS. “Sem dúvida alguma, aqui a gente percebe ações levadas adiante pelas organizações há vários anos e de grande importância para a sociedade em geral. O grande objetivo do Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia é justamente o de divulgar e fomentar novas ações socioambientais”.

    Parceria entre a Assembleia e organizações

    O Prêmio de Responsabilidade Social é uma parceria entre a Assembleia Legislativa e organizações da sociedade civil. O PRS é organizado conjuntamente com uma Comissão Mista, atualmente formada por representantes de 14 entidades: Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS), Conselho Regional de Contabilidade do RS (CRC/RS), Federação das Associações Comerciais e de Serviços do Rio Grande do Sul – (Federasul), Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) Federação do Comércio de Bens e de Serviços (Fecomérico), Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Organização Parceiros Voluntários (OPV), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Serviço Social do Comércio (Sesc) e Sindicato e Organização das Cooperativas RS-OCERGS/SESCOOP.

    Cases apresentados

    As 12 organizações finalistas, por ordem alfabética, tiveram de 15 minutos para apresentar os cases, com cinco minutos para questionamentos formulados pelos integrantes da Comissão Mista presentes e mais cinco minutos para respostas.

    Associação Comercial e Industrial de Lajeado

    Projeto "Viva o Taquari Vivo". Ação voltada para a chamada de atenção sobre a importância e necessidade de preservação do Rio Taquari, o principal recurso hídrico da região e sustentáculo da bacia hidrográfica de mesmo nome. Objetivos: Construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, fundamentada na cidadania de pessoas que coletam o lixo do rio, divulgam os resultados e provocam a reflexão para o início de uma consciência “preservacionista” na região.

    Associação Comercial, Industrial e de Serviços de NH, Campo Bom e Estância Velha

    Projeto Educação Financeira e Tributária. Consiste em uma palestra sobre Consciência Tributária com o objetivo de tornar os estudantes de hoje cidadãos conscientes no futuro. Objetivos: Propiciar condições para que alunos de escolas públicas e privadas de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, possam refletir e contribuir para o planejamento e na administração econômica das famílias; através da valorização do hábito de economizar, do investimento em qualidade de vida e da importância dos impostos como instrumento de cidadania.

    Associação Grupo Chimarrão da Amizade

    Projeto Semente: Inclusão e Sustentabilidade se inserem na linha de atuação educação, contemplando como tema transversal a inclusão de pessoas com deficiência. O projeto foi selecionado na Seleção Pública do Programa Petrobras Socioambiental para realização em 2015 e 2016 e conta com parceria do SENAR RS, Emater e Sindicato Rural de Triunfo e Nova Santa Rita. Objetivos: Promover o desenvolvimento da cidadania e a inclusão social, contribuindo para a superação da condição de desvantagem de crianças, adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade social.

    Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

    Projeto Gestão Socioambiental nos Correios no Rio Grande do Sul. Desenvolvido em duas frentes –destinação de resíduos sólidos recicláveis ou reaproveitáveis para entidades sem fins lucrativos e educação socioambiental. Objetivos: são a destinação ou descarte ambientalmente correto dos resíduos sólidos recicláveis ou reaproveitáveis gerados pelos Correios no Rio Grande do Sul e o seu aproveitamento de forma a gerar trabalho e renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social; além de fortalecer a cultura do reaproveitamento e uso racional e consciente dos recursos naturais.

    Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Projeto Balcão do Consumidor. É um projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo conveniado com a Prefeitura de Passo Fundo (PROCON), e o Ministério Público Estadual, tendo como foco trabalhar a conciliação e educação nas relações de consumo. Inaugurado há quase dez anos, está instalado no Campus III da UPF e nos campi da região: Carazinho, Lagoa Vermelha, Casca, Soledade e Sarandi. Objetivos: O Balcão do Consumidor tem como objetivo geral, desenvolver ações de atendimento jurídico e promoção da educação para o consumo nos diversos setores da sociedade, informando e sensibilizando sujeitos, grupos e instituições em relação aos direitos-deveres nas relações de consumo.

    Fundação Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

    Projeto Concurso Público - Aquisição de projetos arquitetônicos e intervenções artísticas por meio da realização de concurso público, modalidade licitatória que permite maior economicidade à instituição, mantendo o equilíbrio financeiro e evitando endividamentos inapropriados. Prática adotada na instituição há vários anos, mostrou-se exemplar na medida em que a avaliação abrange não somente os aspectos estéticos de um projeto, mas também critérios relacionados com a qualidade, desempenho, produtividade, durabilidade, segurança, prazo de entrega, custo de execução, custo de manutenção, sustentabilidade ambiental ou outros benefícios objetivamente mensuráveis.

    Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

    Desafio SENAI de Projetos Integradores em Unidades Operacionais do SENAI-RS que ofertam cursos Técnicos de Nível Médio, onde alunos e docentes passaram pelas etapas de adesão, criação, planejamento e execução de projetos, com contribuição conjunta. Objetivos: Fortalecer a apropriação da Metodologia SENAI de Educação Profissional, gerar a interdisciplinaridade e integração entre Cursos Técnicos de Nível Médio do SENAI e aproximar a Escola ao mundo do trabalho, estabelecendo soluções para a Indústria. A participação em projetos desta ordem, dentro das Unidades Operacionais, com as orientações dos docentes e disponibilização dos recursos técnicos e tecnológicos das oficinas e laboratórios, resulta em alunos mais críticos, colaborativos e preparados para enfrentarem desafios do mercado de trabalho e da sociedade.

    Sociedade Escolar de Santa Cruz (Mantenedora do Colégio Mauá)

    Trabalho voltado para a introdução de conceitos econômicos e compreensão de dois sistemas de financiamentos (SAC e PRICE). Objetivos: Fomentar a leitura de notícias econômicas; esclarecer conceitos econômicos; utilizar o conhecimento matemático para obter informações adicionais aos textos; desenvolver capacidade de síntese; compreender, mesmo que de forma geral, as causas e consequências de algumas situações atuais; utilizar algumas ferramentas de planilha eletrônica para solução de problemas financeiros; resolver problemas de movimentação financeira via recursão; entender o funcionamento da poupança; perceber as vantagens de, ao invés de parcelar, economizar o dinheiro e comprar à vista e compreender os cálculos dos sistemas PRICE e SAC.

    Unimed Nordeste – RS Sociedade Cooperativa de Serviços Médicos Ltda

    Projeto Menos é Mais. Atendimento de famílias que vivem em situação de extrema pobreza em Caxias do Sul, oferecendo capacitação para geração de emprego e renda. A capacitação é feita via curso de Customização e Modelagem e oportuniza a geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. Outro viés é a doação de bens e utensílios em desuso por funcionários, médicos cooperados e pela própria cooperativa. Objetivos: Sensibilizar o público externo/Interno para o consumo consciente de bens e estimular a adoção de boas práticas socioambientais, redirecionando e a reaproveitando bens em desuso pela Unimed, por funcionários, médicos cooperados e comunidade em geral, gerando renda para famílias que encontram-se em vulnerabilidade social.

    Unimed Vale do Sinos – Cooperativa de Assistência à Saúde Ltda

    A UVS, buscando reduzir seu consumo de energia, em agosto de 2015 substituiu, nas instalações das áreas de Medicina Preventiva e Unimed Lar, todas as lâmpadas fluorescentes por de LED, as quais têm redução estimada em 30% e iluminação mais efetiva, além de serem menos prejudiciais ao meio ambiente. Com esta preocupação a Unimed Vale do Sinos tem o programa Colaborador Consciente, que trabalha em diferentes linhas para otimizar a utilização dos recursos naturais e evitar o desperdício nas suas rotinas administrativas e assistências: - Uso racional de energia - Consumo racional de água - Uso consciente de copos plásticos e troca por canecas - Otimização nas impressões e cópias. Objetivos: Redução de 10% no consumo total de energia das unidades testadas - Redução de 10% na emissão de CO2 provenientes do consumo de energia.

    Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)

    Em julho de 2010, a Unisinos firmou um Convenio com Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – Comarca de São Leopoldo com a finalidade de implementar o Projeto de Apoio às Famílias Superendividadas como forma de auxiliar as pessoas que enfrentam o problema do superendividamento. O superendividamento traz consequências não só para o sujeito endividado, mas para todo o grupo familiar. Objetivos: Resgate do convívio familiar e comunitário de indivíduos e famílias superendividadas por meio da conciliação extraprocessual realizada junto aos credores, com preservação do mínimo vital, visando a reinserção social, o fortalecimento dos vínculos familiares e a capacidade de superar as dificuldades financeiras e sociais.

    Universidade Feevale

    Núcleo de Apoio Contábil Fiscal e Financeiro (NAF), que ocorre em parceria com a Receita Federal do Brasil. A ação integrava, em 2015, o Projeto de Extensão Assistência Judiciária, Financeira, Fiscal e Contábil Gratuita (AJCG), considerado um espaço privilegiado que proporcionou o atendimento das demandas jurídicas e contábeis-fiscais trazidas pela comunidade com vulnerabilidade social de Novo Hamburgo, RS. Objetivos: Promover a integração entre a Receita Federal do Brasil e a Universidade Feevale de forma a fornecer suporte contábil, fiscal e financeiro as pessoas físicas de baixa renda, aos micros empreendedores individuais, aos micros empreendedores e empresas de pequeno porte. Ampliando desta forma as ações de responsabilidade social da Universidade e estimulando o conhecimento.

    Presenças

    Também participaram do seminário, a coordenadora da Divisão de Prêmios e Promoções Culturais, Neuza Silva Soares; o representante da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul) e Coordenador Geral da Comissão Mista do Prêmio de Responsabilidade Social 2016, Marcelo Gazen; o representante da Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), Tito Goron; a representante da Federação das Associações dos Municípios do RS (FAMURS), Elisete Ribeiro Lopes; a representante do Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras (ORSUB), Liane Nanci Rotta; a representante do Serviço Social do Comércio (SESC), Lisângela da Silva Antonini; o representante da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Luiz Antônio Rebouças dos Santos; a representante da ONG Parceiros Voluntários (OPV), Madalena Costa Leite; o representante do Conselho Regional de Administração do RS (CRA-RS), Marco Aurélio Pinheiro de Barros; os representantes do Conselho Regional de Contabilidade RS (CRC-RS), Simone Imperatore e Marco Aurélio Bernardi; a representante da Federação do Comércio de Bens e Serviços (Fecomércio), Katiane Roxo, e o representante da Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI), Verdi Faccini.

    Participaram do seminário, apresentando os projetos das organizações, Gilmara Esteves Scapini, Gilberto Alves Soares, Marco Aurélio Kirsh, Karin Wide Schwartzhaupt, Elisabete de Oliveira, Priscila de O. Barbosa, Roseli Schuch, Edson Otacílio de Oliveira, Milena C. Bispo, Bianca Pelicioli Riboldi, Sandra Gomes Leppa, Elizabete de Oliveira, Rogério da Silva, Samuel Ricardo Raschen, Edith S. P. Nepomuceno, Erick Maciel de Oliveira, Simone de Araújo, Lúcio Machado de Medeiros, Fernando Gavron, Rosângela da Silva Almeida e Maria Alice Rodrigues.

    © Agência de Notícias
    As matérias assinadas pelos partidos políticos são de inteira responsabilidade dos coordenadores de imprensa das bancadas da Assembleia Legislativa. A Agência de Notícias não responde pelo conteúdo das mesmas.
    • Publicações65591
    • Seguidores32
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações19
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-realiza-seminario-do-tema-norteador-do-prs-2016/399956640

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)