Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
17 de Junho de 2024
    Adicione tópicos

    Assembleia rende homenagens às mulheres em sessão solene

    A mulher foi a homenageada da noite desta terça-feira (17) no Plenário "Dirceu Cardoso" da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), em sessão solene pelo Dia Internacional da Mulher. A deputada Luzia Toledo (PTB), proponente da sessão, prestou diversas homenagens, bem como os demais deputados presentes à sessão.

    A Orquestra Camerata, do Serviço Social da Indústria (Sesi), abriu o evento tocando o Hino Nacional, sob a regência do maestro Leonardo Davi. Em seguida, executou a peça "Perfume de Mulher", de Carlos Gardel, e "Eu te Amo", do compositor brasileiro Antônio Carlos Jobim.

    Foi lida em seguida uma mensagem da deputada federal Rita Camata, dirigida ao 3º Fórum de Políticas Públicas para a Mulher. A parlamentar lamentou não poder participar, e enalteceu a Lei Maria da Penha . Reafirmou que seu mandato está à disposição da luta pela igualdade entre homens e mulheres do Brasil.

    O Fórum aconteceu durante todo o dia nas dependências da Assembleia. O 1º Fórum foi instalado em junho de 2007, e esta terceira edição, proposta pela deputada Luzia Toledo, debateu os avanços e aplicações da Lei nº 11.340 /2006, a chamada Lei Maria da Penha , entre outros temas relacionados à mulher.

    Prestígio - A deputada Luzia Toledo lembrou-se da lei em seu discurso na sessão solene. Inicialmente, ela destacou a presença de sete parlamentares homens - Paulo Roberto (PMN); o líder do Governo na Ales, César Colnago (PSDB); o 2º secretário da Mesa Diretora, Givaldo Vieira (PT); Dary Pagung (PRP); Doutor Hércules Silveira (PMDB); Doutor Rafael Favatto (PTB); e Sargento Valter (PSB). Também prestigiou a solenidade a deputada Janete de Sá (PMN).

    Luzia Toledo citou depois a escritora Simone de Bouvoir, cuja existência foi um exemplo de luta da mulher pela emancipação. Após, lembrou o martírio das operárias norte-americanas, que morreram em um incêndio na fábrica onde trabalhavam, em 8 de março de 1875, data em que hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher.

    A parlamentar prosseguiu relatando a origem da Lei Maria da Penha , fruto da luta de uma mulher que ficou paraplégica em decorrência das agressões de seu ex-marido. A Lei nº 11.340 /2006 representou um março. "Nossa sociedade sempre foi machista. A até bem pouco tempo éramos vistas como propriedade do homem". E completou que até hoje o homem ainda se sente no direito de espancar, violentar ou subjugar uma mulher.

    A deputada Luzia Toledo citou pesquisa recente que mostra dados preocupantes: 63% das violências cometidas contra a mulher são domésticas; 30% são forçadas a manter relações sexuais; e 43% reconheceram ter sofrido algum tipo de violência por parte de seus companheiros: foram trancadas em casa, ou espancadas, ameaçadas de morte com armas de fogo, e toda sorte de violência.

    Companheiros - "Precisamos escrever uma nova realidade para o gênero feminino", alertou a parlamentar, acrescentando: "Temos que avançar muito mais. O que defendemos é o direito à vida". Luzia Toledo ressaltou o papel do homem na relação: "Nossos companheiros têm que ser parceiros, não nossos algozes. O que queremos é um direito" , afirmou.

    E prosseguiu: "Vamos sacudir essa sociedade dizendo não à violência contra as mulheres. Está em nossas mãos fazer essa mudança, e é através da educação que poderemos mudar essa triste realidade". Luzia Toledo concluiu discurso lembrando a dor da mulher que lutou pela sanção da lei: "Seja bendita você, Maria da Penha, que não se rendeu à violência sofrida". E deu vivas ao presidente Lula, que sancionou a lei: "Irá fortalecer a sociedade que todos nós queremos e precisamos".

    Doce, porém firme - A deputada Janete de Sá exaltou uma mulher que mantém sua feminilidade, mas não admite mais ser humilhada e espancada. Reportou-se à luta pela sanção da Lei Maria da Penha , e lamentou que a violência ainda aconteça, apesar do esforço para reverter esse quadro, e da lei.

    "Triste demais é a violência velada, a violência na alma, que atinge a parte psicológica", salientou, referindo-se às mulheres que são obrigadas a conviver com um marido que não amam mais, sendo forçadas a fazer sexo sem vontade. "Precisamos sair do rosa clarinho para nos vestirmos com o rosa choque, para que não nos provoquem", disse.

    E acrescentou: "Nossa cor é o rosa que sabe acariciar, que é doce, amiga, companheira, mas que não permite mais ser insultada, espancada", avisou a deputada Janete de Sá.

    Em seguida, diplomas comemorativos ao Dia Internacional da Mulher e a Medalha da Ordem do Mérito Maria Ortiz foram entregues a diversas mulheres que se destacaram em vários setores da sociedade.

    Valorização - A desembargadora Elizabeth Lordes falou em nome das homenageadas. Ela parabenizou a deputada Luzia Toledo pela realização do fórum. Agradeceu o momento e a atenção prestada durante todo o dia pela deputada. "O mais importante é justamente valorizar o trabalho de todas as mulheres, que de uma forma ou de outra vêm resgatando a dignidade feminina. O importante é a valorização da mulher em seu trabalho", destacou.

    Confira as agraciadas:

    Claudia Cecília Carminato Scarton

    Convidamos Marilia da Penha Depizzol

    Waldelice dos Santos Anacleto

    Luciana Silveira Bernardes

    Kátia Santos Penha

    Adalgisa Maria dos Santos Lopes

    Marina Vieira de Lima Pitta

    Angela Cristina Akel Mameri

    Marcia Valeria Fernandes Marques

    Maria Da Penha Canabarro da Silveira

    Maria Helenice Nichio

    Maria Geni Merengueti Ceruti

    Sônia Silva Fernandes

    Sandra Lucia Sartório Fraga (teóloga, atua nos presídios capixabas, foi homenageada com uma escultura).

    Maria Helena Costa Amorim

    Adriana Sperandio

    Maria Helena Costa Amorim

    Adriana Sperandio

    Drª Elizaberth Yazegi Haddad

    Maria José Alves Ferreira

    Naides Silva do Nascimento

    Marisa Kunzler Batista

    Maria Beatriz Croce Costa

    Miriam Silveira

    Inácia Tristão de Almeida

    Catarina do Carmo Nespoli Ribas

    Naides Silva do Nascimento

    Marisa Kunzler Batista

    Maria Beatriz Croce Costa

    Miriam Silveira

    Inácia Tristão de Almeida

    Edinália Silva de Almeida

    Catharina do Carmo Nespoli Ribas

    Eliseth Camiletti do Carmo

    2º Sargento PM Ana Paula Belloti Alvarenga

    Lucia Maria Duarte Zóia

    Zilda Silva Almeida

    Maria Estelita de Paula Lima

    Ângela Maria Schultz Leppaus

    Dilcéia Marvila de Oliveira

    Homenagem especial : Raquel de Barros Leite Maciel ( in memoriam )

    Autoridades presentes:

    Elizabeth Lordes - Desembargadora substituta

    Eliezer Siqueira - Secretário da Cidadania de Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória

    Emílio Mameri - Diretor do Hospital Universitário Cassiano de Morais

    José Souza Fernandes - Presidente da Câmara Municipal de Conceição da Barra

    Sueli Calatrone - Vereadora de Conceição da Barra

    Rosa da Cruz Lopes - Vereadora de Conceição da Barra

    Jucélia Souza Lira Rocha - Vereadora de Conceição da Barra

    Madalena Santana - Vice-prefeita de Serra

    Antônio Carlos Machado (Toninho da Emater) - Prefeito de Pinheiros

    Selma Littig - Vereadora de Afonso Claudio

    Rosirene Silva Costa - Vereadora de Afonso Claudio

    Antônio Soares de Oliveira - Secretário de Transporte de Marataízes

    Sônia Maria Demétrio de Araujo - Secretária de Saúde de Barra de São Francisco

    • Publicações5405
    • Seguidores5
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações142
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assembleia-rende-homenagens-as-mulheres-em-sessao-solene/948839

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)